Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Cemar alerta quanto a acidentes com energia elétrica em construções


PINHEIROFOTO 08:20

Apesar do conforto que proporciona, a energia elétrica necessita de alerta do consumidor. Em construções, por exemplo, a energia elétrica é imprescindível para a entrega do imóvel aos futuros moradores. Isto exige máxima atenção dos trabalhadores que, na instalação e manutenção do sistema elétrico da residência, podem sofrer acidentes graves por pequenos deslizes.


As principais causas de acidentes são a falta de atenção, excesso de confiança, despreparo técnico e desobediência das normas técnicas. Assim, para evitar acidentes, é imprescindível que as construções sigam as medidas de prevenção e respeitem as normas técnicas de segurança que, segundo regulação da ABNT, normatiza a distância mínima de 1,80 metros da construção até a rede de energia elétrica.


“As pessoas tendem a acreditar que só sofrerão um choque elétrico se elas tocarem em algum fio, mas, quando se trata de alta tensão, a simples aproximação do trabalhador à rede elétrica, seja com alguma parte do corpo ou um objeto que esteja manuseando, o risco que ele tem de receber um choque grave ou fatal é muito alto”, explica o técnico de segurança da Cemar, Marcos Túlio.


Por isso, em construções ou reformas, além de a estrutura estar obrigatoriamente distante a rede, é importante que o manuseio de materiais metálicos como escadas, vergalhões, andaimes e outros, seja realizado longe da rede elétrica.


Além disso, outras medidas de segurança devem ser cumpridas. A Cemar orienta que não sejam feitas gambiarras, pois é um crime e pode provocar acidentes fatais. Outro cuidado é a atenção com fios desencapados e locais úmidos, que são frequentes em construções e devem ser evitados.


Em busca de orientar a sociedade e diminuir os acidentes com energia elétrica, dentre outras atividades, a Cemar realiza palestras e ações sociais nas comunidades, empresas e obras; notifica os órgãos públicos contra construções irregulares; realiza constantes
investimentos na rede substituindo redes convencionais por redes multiplexadas (que são mais seguras para a população e o meio ambiente); distribui material educativo; e realiza poda de vegetação na rede.

Consumidor – O consumidor deve ficar atento ao serviço realizado pelas construtoras. Caso perceba que a construção está muito próxima à rede, a Cemar orienta que o cliente ligue na central de atendimento 116 e solicite o afastamento da rede ou isolamento da área. Logo, a Cemar verificará a viabilidade técnica de atendimento da solicitação.


Com energia elétrica, tratar com prevenção é sempre a melhor atitude para salvar vidas. “Os moradores de uma residência próxima à rede, precisam de ainda mais atenção com as crianças, pois devem ser proibidas de brincar na área exposta, evitando que joguem objetos na rede de energia ou tentem tocá-la”, aconselha o técnico de segurança da Cemar, Marcos Túlio.


Para mais informações, a Companhia orienta que o consumidor procure uma das agências de atendimento presencial ou acesse o aplicativo de atendimento da Cemar no Facebook por meio do www.facebook.com/cemar.ma. Às construtoras, a Companhia disponibiliza as normas técnicas necessárias para as instalações elétrica de baixa tensão, que devem atender o disposto na ABNT NBR 5410, no site na Cemar (www.cemar116.com.br).

Nenhum comentário

Leave a Reply