Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Cresce o número de acidentes com quebra de postes no Maranhão


PINHEIROFOTO 09:01
Esse tipo de acidente traz transtornos para quem está no veículo, as famílias dos ocupantes e para a população que fica no desconforto pela falta de energia


Acidentes envolvendo quebra de postes em vias públicas é um fato constante em todo o Brasil. No Maranhão, a Companhia Energética do Maranhão - CEMAR, tem utilizado palestras e ações educativas para conscientizar os condutores que imprudência no trânsito pode ocasionar não apenas a quebra de postes, mas também mortes e lesões muitas das vezes irreversíveis.


Em 2013 foram contabilizados pela CEMAR 1.973 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de cinco postes por dia. De janeiro até o dia 17 de novembro de 2014 já foram registrados 2.182 casos. Para a CEMAR, esse tipo de acidente traz transtornos para quem está no veículo, para as famílias dos ocupantes do veículo e, consequentemente, para a população que fica no desconforto pela falta de energia.


No último domingo (16), um acidente no cruzamento das ruas Ceará com Henrique Dias, em Imperatriz, interrompeu o fornecimento de energia para mais de 4 mil clientes. Um Fox se chocou com o poste e danificou completamente a estrutura do veículo e do poste. A energia foi normalizada logo em seguida, e a equipe de manutenção foi mobilizada para a substituição do poste.


Nestes casos, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses. Atualmente os proprietários dos veículos envolvidos, quando identificados, são responsabilizados pelos custos com o material e mão de obra para repor os postes danificados.

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica.

 A CEMAR tem intensificado as ações educativas em diversas instituições e comunidades sobre o uso seguro de energia elétrica, onde também alerta sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.


A CEMAR orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e a não tocarem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. E em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta à população que ligue para o número 116 e informe o local com ponto de referencia. A CEMAR dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

Nenhum comentário

Leave a Reply