Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » ECOCEMAR lança campanha para troca de lâmpadas usadas por lâmpadas de led


PINHEIROFOTO 02:06
Promover a conscientização ambiental é uma das principais metas do ECOCEMAR. O projeto, que é desenvolvido pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e possui postos de coleta em São Luís, Imperatriz e Timon, iniciou 2015 com uma campanha: levando 5 kg de resíduos, mais 01 lâmpada incandescente ou fluorescente, o cliente ganha uma lâmpada LED novinha, além do bônus na conta de energia.


Essa iniciativa evita que toneladas de resíduos sejam despejados ao meio ambiente, reduz a conta de energia de clientes e de organizações sem fins lucrativos, e ainda incentiva o uso de lâmpadas mais econômicas e eficientes.


Com o objetivo principal de trocar resíduos recicláveis por bônus na conta de energia, o projeto fortalece o papel ambiental de destinar o que seria “lixo” para à indústria de reciclagem. E o ECOCEMAR ainda estimula o lado social: todas as doações podem ser feitas a organizações sem fins lucrativos, caso o cliente opte por não ter o desconto na sua UC (unidade consumidora).


O projeto, que teve início em 2011, já arrecadou mais de 7.875,32 toneladas de resíduos e inaugurou 05 novos postos fixos em 2014. A expectativa é que em 2015 o projeto contemple mais municípios em todo o Estado e que a população tome cada vez mais consciência da importância da coleta seletiva.


Saiba como participar - com os resíduos limpos e secos, basta se dirigir a um posto de coleta ECOCEMAR e solicitar gratuitamente o cartão ECOCEMAR, que será apresentado em todas as próximas entregas. Em seguida é realizada a pesagem dos resíduos e, automaticamente, o desconto virá na próxima conta de energia.


Para a troca das lâmpadas, é necessário procurar um posto ECOCEMAR com os 5 kg de resíduos mais a lâmpada incandescente ou fluorescente, e trocar por uma lâmpada novinha de LED.

Lembrando que só será permitido a troca de 3 lâmpadas novas, que equivale a 15 kg de resíduos e 3 lâmpadas usadas.


Materiais recebidos:

- Plásticos em geral: Garrafas PET, embalagens de plásticos em geral, caixas, cadeiras e mesas de plástico, sacolas e PVC.

- Metais: Aço, alumínio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio, bateria de carro.
- Papel: branco (folhas A4, livros), misto (revistas, encartes), jornal e papelão.
- Resíduos Orgânicos: Óleo de cozinha
- Tetra Park: Caixas de sucos, leites em geral.


O ano de 2014 foi de grandes conquistas para o ECOCEMAR, pois o projeto atingiu 18 postos fixos no Estado. Para o Executivo de Eficiência Energética da Cemar, Júlio César Mendes “Em 2014 o ECOCEMAR atingiu um marca histórica de 3.000 toneladas destinadas para indústria de
reciclagem. Isso só foi possível graças aos clientes que a cada ano aderem à causa da sustentabilidade. Para estimular ainda mais a participação e despertá-los sobre a questão do desperdício de energia elétrica, num momento de reservatórios baixos e dificuldade de geração de energia, iniciamos um projeto de substituir as lâmpadas ineficientes dos clientes por outra de tecnologia mais atual a LED.


Essa iniciativa vai contribuir com o combate ao desperdício de energia através dessa substituição, estimular a contribuição dos clientes e promover o descarte apropriado de lâmpadas que também são um problema para o meio-ambiente, e assim o Projeto ECOCEMAR cumpri seu papel de estimular e despertar nos clientes o uso racional da energia e seus resíduos gerado, enfatizou Júlio.


Ter uma atitude sustentável e solidária só depende da vontade de cada um. Caso alguma empresa ou pessoa queira também fazer parte deste time, basta procurar um dos postos do ECOCEMAR ou para mais informações entrar no sitewww.cemar116.com.br.

Assessoria de Imprensa Cemar

Nenhum comentário

Leave a Reply