Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Estado define planejamento para primeiros Jogos Indígenas do Maranhão


PINHEIROFOTO 00:03

Representantes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) estiveram no município de Centro Novo do Maranhão para dialogar com lideranças indígenas sobre o planejamento dos Jogos Indígenas do Maranhão e fazer a entrega de material esportivo. Na oportunidade, a equipe da Sedel também deu instruções a respeito dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015, evento do qual o município participará pela primeira vez. 
Em reunião com lideranças indígenas e representantes das etnias Kaapor, Canelas e Timbiras, na semana passada, o superintendente de articulação com municípios e entidades da Sedel, Maxwell Guerra, destacou que o Estado está empenhado em organizar os primeiros Jogos Indígenas do Maranhão, promovendo políticas públicas de esporte e o desenvolvimento dos municípios, especialmente os que fazem parte do Plano de Ações ‘Mais IDH’, como é o caso de Centro Novo do Maranhão.  
“Durante a reunião, percebemos total interesse e comprometimento das lideranças indígenas em divulgar para outras etnias o planejamento da realização dos jogos indígenas e a disposição deles para se envolver nesse projeto”, ressaltou Maxwell Guerra. Ele ressaltou que a gestão estadual está comprometida em democratizar as políticas públicas, incluindo a promoção do esporte para a juventude, para todos os maranhenses. 
Durante a reunião, foi apresentado um breve histórico dos JEMs 2015 e oferecida capacitação para a equipe que irá coordenar a participação do município nos jogos escolares. As lideranças indígenas também puderam ouvir explanação sobre as políticas públicas do Ministério do Esporte, com foco nos esportes que representam a cultura nacional e indígena. 
Ainda na semana passada, a equipe da Sedel se reuniu com secretários municipais, diretores de escolas e lideranças comunitárias de Centro Novo para tratar sobre os JEMs 2015. Na ocasião, o superintendente Maxwell Guerra disse que os jogos escolares exigem atuação integrada das secretarias. “Os JEMs contribuem com a formação moral, ética e social dos jovens e não constituem apenas uma grande competição, mas o momento de integrar as esferas do governo para promover inclusão social”, disse. 
A equipe da Sedel aproveitou o momento para esclarecer dúvidas, mapear as principais demandas esportivas da região e distribuir kits esportivos para a Secretaria Municipal de Educação e lideranças indígenas Kaapor.

Nenhum comentário

Leave a Reply