Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » SECRETÁRIOS DISCUTEM ESTRATÉGIAS PARA CORRIGIR FALHAS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO


PINHEIROFOTO 07:39

Após a fuga de quatro presos,  ocorrida no final de semana no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, uma reunião entre as Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária (Sejap) debateu estratégias para evitar a repetição de episódios desta natureza. “O estado está de prontidão para corrigir as eventuais falhas. Estamos fazendo as devidas correções no sistema e uma delas passa pelo aspecto de segurança interna dos presídios. Nas ações externas também estaremos desenvolvendo ações que envolvam as Polícias Civil, Militar e Grupo Tático Aéreo (GTA)”, explicou o Secretario Estadual de Segurança, Jefferson Portela.
A partir da análise do episódio ocorrido no final de semana e das falhas operacionais detectadas foram definidas ações articuladas entre as duas secretarias para combater os atos contra o sistema de segurança do Estado. Dentre as ações elencadas como prioridade pelo governador Flávio Dino, o secretário Jefferson Portela destacou a integração das ações internas e externas a serem empregadas entre as duas secretarias.
O secretario da Sejap, Murilo Andrade, evidenciou que, no combate direto à criminalidade, a integração das forças do sistema de segurança permitirá maior celeridade dos trabalhos. “Estamos reavaliando todos os procedimentos, o que permitirá uma ação conjunta dos serviços de inteligência da Sejap e da SSP na recaptura dos presos”, afirmou.
Diálogo
Além das medidas voltadas para reforçar a segurança externa e interna do sistema penitenciário, o governo do Estado, está promovendo o diálogo com familiares de detentos, no sentido de garantir condições de humanização da Execução Penal.   Uma comissão formada por quatro secretários de Estado recebeu um grupo de mulheres de presos do Sistema Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, ontem , no Palácio dos Leões. As sete mulheres foram recebidas pelo secretário Márcio Jerry (Articulação Políticas e Assuntos Federativos), Murilo de Andrade (Administração Penitenciária), Jefferson Portela (Segurança Pública) e Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular).
Esta foi a primeira vez que uma comissão de mulheres de presos foi recebida em audiência por secretários do governo do Estado, no Palácio dos Leões. A ação demonstra o respeito da atual gestão a toda população maranhense, incluindo a população carcerária e seus familiares.

Nenhum comentário

Leave a Reply