Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Governo participa de Conferência de Política Indigenista em Imperatriz


PINHEIROFOTO 22:05


Aberta no sábado (1°) e se estendendo até segunda-feira (3), a etapa regional da Conferência Nacional de Política Nacional Indigenista, está acontecendo no auditório do Hotel Imperial, em Imperatriz. O Governo do Estado está participando do evento por meio das secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Igualdade Racial (Seir).

Representando o governador Flávio Dino na mesa de abertura o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, explicou que após o resultado da conferência o governo vai abrir uma mesa de diálogos com os povos indígenas sobre políticas públicas na busca de soluções para os problemas crônicos que atingem os indígenas maranhenses em setores como à Saúde, Educação e à proteção territorial.
“O Governo do Maranhão está aqui para ouvir, para dialogar com os representantes dos povos indígenas e, juntos, discutirmos políticas públicas, a exemplo do que já iniciamos na área da Educação”, disse Francisco Gonçalves afirmando que o Governo do Maranhão, por determinação do governador Flávio Dino vai construir uma política indigenista baseada no diálogo e na participação direta dos povos indígenas.

O secretário de Igualdade Racial Gerson Pinheiro afirmou que o Governo do Maranhão têm estruturado ações para a garantia dos direitos dos povos indígenas. “O governador Flávio Dino nos mandou aqui para ouvir os povos indígenas e dizer pra eles que o novo Governo do Maranhão está consciente dos seus deveres e comprometido com essa ação política para que estes sejam respeitados e auxiliados com políticas que melhorem a vida de todos os povos indígenas que habitam o território maranhense”, afirmou Gerson Pinheiro.
Governo participa de conferência indigenista (2)A 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista foi convocada por decreto presidencial em julho de 2014, tendo como tema ‘A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil’, sob o paradigma da Constituição de 1988.
A conferência é coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Fundação Nacional do Índio (Funai), e organizada em conjunto com os representantes dos povos e organizações indígenas e com os demais órgãos e entidades governamentais e não governamentais que compõem a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).


Nenhum comentário

Leave a Reply