Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Artigo: Imperatriz valorizada


PINHEIROFOTO 15:07


A nossa Constituição determina que todos os Poderes busquem a superação das desigualdades regionais. Isso se refere ao território nacional, mas também ao território de cada unidade federada. Por isso, as políticas de desenvolvimento regional devem fazer parte de um plano administrativo como o nosso, cujo eixo estruturante é a causa da Justiça – impregnada na minha vida desde a adolescência.

Para que essa meta de redução das desigualdades regionais no Maranhão seja atingida, é imprescindível compreender as potencialidades e os obstáculos para o desenvolvimento de cada local. Esta foi uma premissa que defendi durante todo o período eleitoral de 2014 e que, na prática, tem se mostrado muito positiva. Por essa razão, ao formar a equipe do nosso Governo, preocupamo-nos de incorporar quadros de várias regiões, decisão política que tem impulsionado a chegada de investimentos em lugares que eram historicamente esquecidos.

Na última sexta-feira, estive com a nossa equipe para inaugurar obras e anunciar ainda mais investimentos para a Região Tocantina, que por muitos anos reivindicava atenção maior por parte do Executivo Estadual. Frise-se: reivindicação absolutamente justa, à vista do pouco que a Era Coronelista fez na região, por conta do seu modelo concentrador de riquezas nas mãos de poucos privilegiados.

Virando a página do passado, estamos cuidando da urbanização e requalificação de espaços públicos, um dos eixos das ações que estamos levando para a região. Com o programa “Mais Asfalto”, as cidades de Imperatriz, Açailândia e João Lisboa, estão recebendo cerca de R$ 30 milhões em pavimentação e melhorias urbanas. E mais cinco cidades em breve serão alcançadas. As rodovias também recebem nossa atenção, tanto que já recuperamos quatro na região. E vamos concluir a tão sonhada Estrada do Arroz, depois de décadas de abandono, com isso melhorando o fluxo de pessoas e as atividades econômicas.

Em Imperatriz, o Governo do Estado iniciou uma consulta pública para promover melhorias em toda a avenida Beira Rio, com um projeto que prevê espaços de lazer, esporte e cultura, aproveitando a localização privilegiada nas margens do rio Tocantins e o belo por-do-sol que Deus ali nos propicia.

Na Educação, já começamos a implantar nova estrutura física para a Universidade Estadual do Maranhão, cujas obras começarão ainda em 2015, além de estarmos desenvolvendo ações de capacitação aos professores do Ensino Médio. Também avançamos quanto aos direitos dos educadores e dos policiais, conquistas dos nossos primeiros meses de gestão. Sobre isso, faço questão de lembrar: em 2015, nenhum Governo estadual fez tanto quanto nós para os servidores públicos. Basta pesquisar e comparar para comprovar o que afirmo.

O fornecimento de água, antigo drama que acompanha a população que vive às margens do majestoso rio Tocantins, começa a melhorar. Já nos primeiros meses da nossa gestão, inauguramos três poços que atendem a uma população de aproximadamente 20 mil moradores de Imperatriz. Para o ano de 2016, já estão definidos investimentos de R$ 20 milhões em Imperatriz, para que cada vez mais pessoas tenham acesso a água em sua casa.

Também até o fim deste ano, vamos inaugurar o novo Hospital Regional, construído com recursos oriundos do Governo Federal. Ele será a referência de tratamento de alta complexidade na região tocantina e faz parte de um projeto iniciado pelo ex-governador Jackson Lago. Os pacientes oncológicos, antes sem acesso à radioterapia na região, hoje possuem atendimento em Imperatriz, a partir de convênio estabelecido pelo Governo do Estado no mês de março, que ja resultou em mais de 7.000 atendimentos. E os servidores públicos não precisam mais se deslocar a São Luís para fazer uma perícia médica, ônus que só o absoluto descaso governamental pode explicar.

Menciono, ainda, o incentivo que temos dado a todos os segmentos produtivos da região, inclusive apoiando eventos de grande importância como a EXPOIMP e a FECOIMP, que começará nessa semana já com grande sucesso garantido.

Valorizada e respeitada, hoje a Região Tocantina começa a vislumbrar um futuro ainda mais próspero, tendo a certeza de um Governo presente para ajudar no provimento das condições estruturais e dos serviços públicos necessários para o desenvolvimento. São apenas os primeiros meses de gestão. Muito mais há de vir nos próximos anos.

Nenhum comentário

Leave a Reply