Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Valéria Macedo participa de Encontro da Rede de Saúde Mental do MA


PINHEIROFOTO 13:29


A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) participou da abertura do V Encontro da Rede de Saúde Mental do Maranhão e do VII Encontro Maranhense de CAPS, que está sendo realizado no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa, e segue até o dia 4 de dezembro. 

Com o tema “Articulando a rede de cuidados em Saúde Mental, o Encontro é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão, com o apoio da deputada Valéria Macedo, e está reunindo especialistas da área e demais profissionais para debater a rede de Saúde Mental no Maranhão; além de capacitar os profissionais.

Dentre os participantes, estão: Marcos Pacheco (Secretário de Estado da Saúde); Marcio Henrique Menezes (Coordenador Estadual de Saúde Mental), Silvia Maria Costa (Superintendente de Atenção Básica) e Roberto Tykanori (Médio psiquiatra, Coordenador Nacional de Saúde Mental).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças relacionadas à Saúde Mental, como os transtornos mentais e as mudanças de comportamentos, afetam cerca de 12% da população mundial. Os dados mostram o tamanho do impacto dessas doenças na população.

Valéria Macedo apoia a iniciativa e ressaltou a importância do evento que busca melhorar a articulação entre as equipes. “É extremamente importante essa parceria. Todo o sistema deve estar disponível para atender a demanda dos pacientes com transtornos mentais. Este encontro reflete a busca por um atendimento humanizado e especializado. Devemos ressaltar a humanização da saúde no nosso estado. Eventos como este, servem para buscar subsídios para combater a elevada prevalência dos transtornos psicossociais dessa população”, disse a parlamentar.

A deputada afirmou, também, que é preciso ter em mente uma rede de assistência e para que isso se consolide, a capacitação é fundamental. “O fortalecimento entre os profissionais e usuários, tanto na porta de entrada como no tratamento, devem ser especializados. Por isso a importância da capacitação”, finalizou Valéria Macedo.

Nenhum comentário

Leave a Reply