Escolher Menu

CONCURSOS

Últimas Notícias

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Força Estadual de Saúde irá focar na prevenção e atenção primária


PINHEIROFOTO 22:54



Nesta segunda-feira (04), durante a aula inaugural do preparatório das equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA), o governador Flávio Dino detalhou as prioridades dos profissionais que irão atuar nos trinta municípios que compõem o Plano de Ação Mais IDH. “A Força Estadual de Saúde tem como foco a mortalidade infantil e materna, a diabetes, hipertensão e hanseníase”, destacou o governador Flávio Dino ao ressaltar a importância da atenção primária e da prevenção.


Para o Secretário de Saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, a prevenção é um instrumento fundamental para garantir a saúde dos maranhenses. “O hospital deve atuar nos casos graves, em que a atenção hospitalar é indispensável. A prioridade é cuidar do cidadão para que o Estado reverta os indicadores negativos, especialmente nos casos de mortalidade infantil, hipertensão e diabetes, que são perfeitamente evitáveis com um trabalho de prevenção. Construir o hospital é fácil, mas o que importa para a saúde é mantê-lo funcionando e tratar da prevenção por meio da atenção primária”, frisou.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) implantou, ainda no início do ano passado, o projeto piloto da Força Estadual de Saúde, com atuação de seis equipes. Os grupos foram formados por assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, com atuação nas cidades do interior do Estado, que apresentam o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Nenhum comentário

Leave a Reply