Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Moradores da Vila Zenira reivindicam direito à moradia


PINHEIROFOTO 10:08


Segundo a comunidade, a área foi ocupada há mais de 20 anos e, atualmente, existe a reivindicação de posse de um provável dono da terra


Moradores da Vila Zenira compareceram à Câmara Municipal de Imperatriz, nessa quarta-feira (16), com faixas e cartazes reivindicando o direito à moradia. A sessão já havia começado, mas, o presidente José Carlos Soares colocou em votação uma Tribuna Popular para que um representante da comunidade pudesse expor a situação. A tribuna foi aprovada pelo plenário e o líder comunitário daquele bairro, Ismael Bomfim, utilizou o espaço para fazer a explanação.


Segundo o líder comunitário, os moradores já ocupam a Vila Zenira há mais de 20 anos, porém, em 2012 um provável proprietário da área apareceu e reivindica a reintegração da terra. “A nossa causa é nobre, um direito básico que é a moradia, mas, a nossa questão é muito delicada. Já fomos à secretaria responsável [Regularização Fundiária], ao Poder Judiciário, para que se sensibilizem com a nossa situação”.


Ele destacou, também, que são mais de 300 pessoas prejudicadas com a incerteza da garantia ‘do teto’ para morar. “Vivemos sob ameaças das casas serem derrubadas. Houve a necessidade de acordamos três horas da manhã para fazer corrente humana para impedir que a casa de um companheiro fosse derrubada. Eram terras que não tinham serventia, lá construímos nossas casas e demos uma serventia a elas. Muitos bairros de Imperatriz cresceram assim”.


O líder comunitário enfatizou, ainda, que a comunidade criou um código próprio para comunicar-se quanto a esse tipo de ocorrência. “Temos usado foguetes para avisar que estamos sendo ameaçados”. Da Câmara, o grupo de pessoas seguiu para o Fórum de Imperatriz, de lá iriam para frente da Prefeitura, no sentido de chamar atenção dos outros poderes com relação à causa.

Nenhum comentário

Leave a Reply