Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » Assistência Especializada realizada pela Prefeitura melhora qualidade de vida dos Trabalhadores em Imperatriz


PINHEIROFOTO 08:44




Segundo dados do CEREST cerca de 9 mil pessoas foram atendidas pelo Centro em 2015

Pacientes com problemas de Saúde decorrentes do processo de trabalho vem recebendo atendimento diferenciado em Imperatriz. Por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a Secretaria Municipal de Saúde tem disponibilizado a população atendimento médico especializado – o que tem proporcionado melhores condições de tratamento e reabilitação dos trabalhadores do município e cidades circunvizinhas.

Funcionando em Imperatriz há cerca de 10 anos, o CEREST atende a todos os trabalhadores formais (públicos e privados), informais, autônomos, desempregados e aposentados de Imperatriz e mais 43 municípios da área de abrangência desta regional. Localizado na Rua Maranhão, Nº 826, bairro mercadinho, com amplas e confortáveis instalações, o Centro atende dezenas de pessoas diariamente.



O Centro conta com Médico e Enfermeiro do Trabalho, Assistentes Sociais, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Técnicos de Enfermagem e Técnicos em Segurança. “Uma estrutura que nos permite prestar assistência especializada e mais qualificada - o que aperfeiçoa o tratamento destes pacientes”, ressalta a secretária de Saúde, Conceição Madeira.

Para ser atendido, o usuário deve procurar o CEREST com carteira de identidade, cartão SUS, carteira profissional, exames, laudos, atestados médicos relacionados com a doença ou o acidente de trabalho. “Ao nos procurar o usuário é avaliado e se constatada a relação da doença com o trabalho, ele é atendido no ambulatório do CEREST ou é encaminhado a outros serviços especializados da rede SUS”, acrescenta a coordenadora do Centro, Kaliane Almeida.

Contudo, para melhoria dos serviços do Centro, o Prefeito Sebastião Madeira e a Secretária de Saúde do Município, Conceição Madeira investiram em capacitação dos Servidores. “Técnicos do CEREST participam de treinamentos de atualização e aperfeiçoamento em vários centros do País, porque fazendo com que melhore o conhecimento sobre a Política de Saúde do Trabalhador que é ampla e complexa exigindo bastante conhecimento para sua execução”, finaliza a coordenadora.

Ações direcionadas a públicos específicos também fazem parte dos atendimentos do CEREST,desenvolvidos por meio de ações do “Circuito Saúde”, que já levou milhares de atendimentos a empresas e entidades classistas como ao dos mototáxis que tem um dia dedicado a eles – quando recebem orientações sobre prevenção e tratamentos de doenças ocupacionais.

Vale ressaltar ainda que ao longo da gestão diversos projetos foram desenvolvidos para qualificar ainda mais a assistência prestada pelo CEREST, entre eles:

- Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Construção Civil;

- Ler/Dort: Prevenir é Conhecer;

- “Sua voz, Seu Trabalho”: Uma proposta preventiva;

- Pair - Perda Auditiva Induzida Por Ruído;

- Programa de Conservação Auditiva;

- Saúde Mental e Trabalho;

- Projeto Saúde e Qualidade de Vida no Local de Trabalho;

- Trabalhadores da Saúde: Quem cuida do Cuidador?

- Higiene e Segurança no Ambiente de Trabalho;

- Projeto de Pesquisa sobre intoxicação por agrotóxico com o Trabalhador Rural;

- Projeto de Pesquisa sobre intoxicação por Benzeno (Trabalhadores dos Postos de Combustível);

- “Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Construção Civil;

- “Higiene e Segurança no Ambiente de Trabalho”;

- “Circuitos Saúde - Prevenção e Promoção da Saúde do Trabalhador ( Agosto/2010);

- “Vigilância em Saúde do Trabalhador VISAT conforme portaria GM/MS 777/2004 (notificação dos agravos da saúde do trabalhador).


Nenhum comentário

Leave a Reply