Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Desde 2009 a Prefeitura tem investido de forma permanente na melhoria do trânsito de Imperatriz


PINHEIROFOTO 16:23


Novos conjuntos semafóricos, novos agentes, viaturas, reforço da sinalização, mudanças de sentido de ruas, projetos e campanhas educativas foram realizadas para atender uma frota que dobrou nos últimos anos
A frota de veículos em circulação praticamente dobrou nestes últimos anos em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, decorrente do crescimento da economia e da renda da população da maior cidade do interior do Estado.
Para enfrentar essa situação, a Prefeitura investiu na recuperação e asfaltamento de ruas e avenidas da cidade, além de abrir novas vias e outras medidas para melhorar, disciplinar, dar mais fluidez ao trânsito e facilitar o acesso aos serviços. Um trânsito melhor torna a cidade mais tranquila e mais segura.

Na gestão do prefeito Sebastião Madeira [2009-2016], a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) investiu no reforço da sinalização vertical e na instalação de novos conjuntos semafóricos na região central e bairros da cidade.
“A sinalização vertical de regulamentação tem por finalidade transmitir aos usuários as condições de proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbana”, explica o secretário de Trânsito, Pedro Barros dos Santos, o capitão Barros.
Segundo ele, placas de regulamentação foram confeccionadas e implantadas pela Setran em praticamente na maioria das ruas e avenidas do centro e dos bairros da cidade, visando orientar os motoristas sobre condições e restrições de uso.
Também foram instaladas em diversos pontos da cidade placas indicativas, principalmente nas avenidas Ceará, Bernardo Sayão, Santa Tereza, Dorgival Pinheiro de Sousa, rua Iracema e na marginal da rodovia BR-010 com a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Entroncamento.

A Setran reforçou ainda a sinalização horizontal, a chamada “demarcação viária”, que serve para controle, advertência e orientação ou informação dos motoristas, incluindo a revitalização das faixas de travessia de pedestre, linhas de retenção e linhas de estímulo e redução de velocidade.
“Nós ainda viabilizamos a delimitação e controle de estacionamento ou parada com a finalidade de proporcionar o controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e/ou parada de veículos na via”, explica o secretário capitão Barros, ao reforçar o compromisso da gestão Madeira com a melhoria da sinalização viária das ruas e avenidas de Imperatriz.
Acessibilidade – Ele informou ainda que o órgão de trânsito disciplinou com “símbolo indicativo” os locais de estacionamento de veículos que transportam ou sejam conduzidos por pessoas portadoras de deficiência físicas. Foram instaladas placas preferências em frente a instituições bancárias, órgãos públicos, hospitais e farmácias.

Outra grande conquista, segundo aponta o capitão Barros, implantada ainda na gestão do ex-secretário José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar foi à mudança de sentido de circulação de vias, inclusive com implantação de sinalização horizontal e vertical.
Ele enumera, de acordo com dado estatístico elaborado pela Setran, a mudança ocorrida na rua Bahia que passou a ser sentido único da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa à Avenida Bernardo Sayão.

BOX
Conheça os locais que foram implantados conjuntos semafóricos
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Sergipe
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Alagoas
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Pernambuco
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Paraíba
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Rio Grande do Norte
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Piauí
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Maranhão
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Sousa Lima
§  Av. Dorgival Pinheiro de Sousa com a Rua Godofredo Viana
§  Av. Getúlio Vargas com a Rua Pará
§  Av. Getúlio Vargas com a Rua Piauí
§  Av. Getúlio Vargas com a Rua Paraíba
§  Rua Luís Domingues com a Rua Godofredo Viana
§  Rua Luís Domingues com a Rua Paraíba
§  Rua Luís Domingues com a Rua Pernambuco
§  Rua Benedito Leite com a Rua Simplício Moreira
§  Rua João Lisboa com a Av. Ceará
§  Av. Santa Teresa com a Rua Piauí
§  Av. Santa Teresa com a Av. Ceará
§  Av. Santa Teresa com a Rua Coriolano Milhomem
§  Av. Santa Teresa com a Rua Sousa Lima
§  Av. Bernardo Sayão com a Rua Pernambuco
§  Av. Bernardo Sayão com a Rua Rio Grande do Norte
§  Av. Bernardo Sayão com a Rua Paraíba
§  Av. Bernardo Sayão com a Rua Piauí
§  Marginal da BR-010 com Rua Tupinambá
§  Rua Leôncio Pires Dourado com Rua Henrique Dias
§  Rua Leôncio Pires Dourado com Rua Osvaldo Cruz
§  Rua Osvaldo Cruz com Av. Ceará
§  Av. Babaçulândia com Rua Tancredo Neves (Av. João Palmeira)
§  Av. Newton Belo com Av. Industrial
§  Rua Euclides da Cunha com Rua Tancredo Neves (Av. João Palmeira)
§  Av. JK com Av. Pernambuco
§  Rua Padre Cícero com Rua Paraíba
§  Rua Sousa Lima com Rua Bom Futuro
§  Av. Newton Belo com rua Padre Cícero
§  Rua Simplício Moreira com Rua Euclides da Cunha
§  Av. Industrial com Rua Dom Evaristo Arns
§  Rua João Lisboa com Rua Pernambuco
§  Rua João Lisboa com Sergipe
§  Av. Santa Teresa com Rua Simplício Moreira
§  Av. Castelo Branco com Rua Coletora 1
§  Av. Santa Teresa com Rua Alagoas
§  Rua Bom Futuro com Rua Piauí
§  Rua Alagoas com Rua Benedito Leite
§  Av. Ceará com Rua Henrique Dias
§  Rua Simplício Moreira com Rua Rui Barbosa
§  Rua Simplício Moreira com Rua Osvaldo Cruz
§  Rua Santa Rita com Rua Bom Jesus
§  Rodovia BR-010, retorno do Imperial Shopping
§  Marginal da BR-010 (sentido Açailândia), retorno do Imperial Shopping
§  Marginal da BR-010 (sentido Açailândia), com retorno próximo a Ford-Capri
§  Rodovia BR-010, com retorno próximo à Ford-Capri
§  Marginal da BR-010 (sentido Porto Franco) com retorno próximo à Ford-Capri
§  Rua Duque de Caxias com rua Rui Barbosa (Vila Lobão)
§  Totalizando: 56 semáforos

Projetos de trânsito e servidores capacitados
A Setran desenvolveu ainda projetos, como por exemplo, o “Acessibilidade para Todos”, com a finalidade de melhorar o acesso de idosos e portadores de necessidades especiais, sendo adotado, a regulamentação de estacionamentos para idosos e portadores de necessidades especiais.

Além disso, a sinalização e criação de rampas para cadeirantes; expedidas credenciais para utilização de vagas de estacionamento exclusivas para idosos e credenciais para utilização de vagas de estacionamento exclusivas para portadores de necessidades especiais.
Foram também realizadas capacitações para os servidores da manutenção semafórica, sendo um curso técnico para manutenção de semáforos veicular e de pedestre realizado em São Luís (MA) e outro em Belém (PA), aumentada a quantidade de agentes de trânsito e a frota de viaturas com veículos novos (carros e motos).
Projeto “Educação para o Trânsito” desperta
consciência dos motoristas
Criado com objetivo de formar uma nova consciência no trânsito, baseado nos princípios de cidadania, promovendo uma nova dimensão e conceito sobre o trânsito dentro do município de Imperatriz, a Setran desenvolve o projeto “Educação para o Trânsito”.
O capitão Barros diz que foram implantadas e desenvolvidas diversas ações, incluindo o “Trânsito na Escola: Esse é o Caminho”; “Trânsito Seguro, Direito de Todos” e o “Educação para o Trânsito nas Escolas”.

E no período de 2009-2015, o município de Imperatriz participou da “Semana Nacional do Trânsito”, bem como das campanhas “A Pressa de chegar pode antecipar sua partida”; “Respeite o Semáforo, dê passagem à vida”; “Cada motociclista escolhe seu caminho”; “Paz no Trânsito: a vida tem sempre preferência”, alusiva ao aniversário da cidade.
E ainda a campanha educativa durante o período de carnaval, com os slogans “Não morra de Alegria – se beber não dirija” e “não pare a alegria – não estacione em fila dupla”; “Maio Amarelo” e o projeto “Trânsito Seguro – a gente é que faz”.

Nenhum comentário

Leave a Reply