Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » “Temos que salvar o rio Tocantins”, diz vereador Fidelis Uchoa


PINHEIROFOTO 20:53



Ele alerta para o assoreamento do rio que compromete o

meio ambiente e prejudica a navegação

Imperatriz – O vereador Fidelis Uchoa (PRB) manifestou nesta terça-feira (14) preocupação quanto à necessidade de preservação do rio Tocantins. Ele diz que conversou com vários ambientalistas sobre a poluição e assoreamento do rio e alertaram a respeito da gravidade do problema.

“Do jeito que está logo, logo iremos perder esse rio Tocantins, pois essa preocupação tem que sair dessa Casa de Leis, inclusive com um amplo debate e a solução para essa situação do rio Tocantins”, propôs ele, que considera de fundamental importância a participação dos promotores de Justiça, ambientalistas e autoridades ligadas ao meio ambiente.

Uchoa entende que “todos devem lutar pela nobre causa em defesa da preservação do rio Tocantins e atribuiu diretamente a iniciativa privada pela degradação do leito do rio Tocantins”. “Temos empresas multinacionais que exploram nosso rio, porém não oferecem a contrapartida para preservá-lo”, disse.

O parlamentar listou que grandes empreendimentos como a instalação de uma fábrica de celulose, situada próxima da margem do rio Tocantins, e a construção de hidrelétricas em toda extensão do rio tem causado grandes impactos ambientais.

“Pelo andar da carruagem, daqui mais alguns dias a pessoa que deseja atravessar o rio não necessitará passar pela ponte Dom Afonso ou utilizar a balsa da Pipes, o cidadão realizará o trajeto a pé”, lamentou ele, que solicitou urgência no debate e a tomada de providências para conservação do rio Tocantins.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – O vereador Fidelis Uchoa solicitou à Mesa Diretora a realização, ainda neste mês, de uma audiência pública para unir forças e viabilizar um projeto para salvar o rio Tocantins.

Em aparte, o vereador Rildo Amaral (SD) disse que recebeu uma ligação de um programa local que uma fábrica de celulose que atua em Imperatriz e municípios da região Tocantina estaria com um problema em um “braço” do rio Tocantins.

“Ficamos sabendo que teve uma contaminação, mas que estariam escondendo da população, fato que não duvido muito pois chegaram a esconder o documento de autorização para que se fizesse esse “braço” do rio Tocantins, bem como esconderam uma série de documentos legais das autoridades, principalmente no quesito licença ambiental”, finalizou.

Nenhum comentário

Leave a Reply