Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Casa da Gestante e UPA do São José melhoram acesso a saúde em Imperatriz


PINHEIROFOTO 19:22


Inauguradas pelo Governo do Estado há duas semanas, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera Dra. Eimar de Andrade Melo e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São José já tem melhorado o acesso a saúde em Imperatriz. “É bem melhor que a casa antiga. Aqui os quartos são confortáveis, climatizados, tem vigia, ambiente de vivência e bons banheiros. Antes, nem ventilador a gente tinha”, lembra a mãe Edilene de Nazaré”, que está há 15 dias na Casa da Gestante acompanhando o filho que está hospitalizado.


A Casa da Gestante conta com 20 leitos, copa, administração, estacionamento, recepção, auditório e área de vivência. Antes, funcionava no local a sede regional da Secretaria de Estado da Educação, que foi toda reformada, custando cerca de R$ 700 mil. Agora, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, no espaço as gestantes, puérperas e recém-nascidos são acolhidos,orientados, acompanhados e hospedados em tempo integral.


De acordo com a administradora do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI) e da Casa da Gestante Dra. Eimar de Andrade Melo, Tassiana Miranda, o atendimento começa no HRMI, onde é feita a classificação de risco. “As pacientes passam primeiro pelo acolhimento no HRMI e é feita a classificação de rico para ver a necessidade ou não do encaminhamento para a Casa. Desde que começou a funcionar, o espaço tem otimizado todo acolhimento das mães, bebes e puérperas da região, garantindo qualidade no atendimento”.


Já a UPA do bairro São José conta com 50 leitos e tem capacidade para atender, em média, 100 pacientes por dia. Parte dos equipamentos e mais R$ 400 mil referentes ao custeio da unidade estão sendo oferecidos pelo Governo do Estado. O investimento beneficia a aproximadamente 80 mil pessoas que moram na região, que antes tinham que se dirigir ao Centro de Imperatriz em busca de atendimento médico. “Antes tínhamos que percorrer uma distância grande em busca de socorro médico e as vezes nem conseguíamos por que nos outros postos tinha muita gente. Agora temos atendimento praticamente dentro de casa”, disse o paciente Renato Pereira.


Tanto a UPA quanto a Casa Dra. Eimar de Andrade Melo são obras realizadas em parceria entre as secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e Saúde (SES) visam melhorar a qualidade de vida da população. “Entregamos a UPA do São José, a Casa da Gestante e brevemente vamos entregar o hospital macrorregional. É um conjunto de obras que garante um salto na qualidade do atendimento na saúde de Imperatriz e região”, destacou o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto.


De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, os novos equipamentos de saúde ampliam o acesso da população à assistência, quer seja em uma região de grande movimentação, como a Upa São José, quer seja a um público vulnerável, como gestantes ou mães com filhos na UTI, abrigadas na Casa da Gestante. "As duas unidades entregues, dentro de cada perspectiva, possibilitam mais dignidade no atendimento ao público a que se destinam, apresentando não somente conforto e mais comodidade como disponibilizando serviços e profissionais de saúde para a assistência devida", finalizou Carlos Lula.

Nenhum comentário

Leave a Reply