Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Novas cadeiras de rodas são entregues pela Secretaria Municipal de Saúde em Imperatriz


PINHEIROFOTO 22:28



O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)

A Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS conclui ontem, mais uma etapa do processo de entrega de cadeiras de rodas para pacientes com mobilidade reduzida. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de entrega de Cadeiras e também, Órteses, Próteses, Materiais Especiais, e Adaptação Postural em Cadeira de Rodas.

A pensionista Maria Vitória foi a primeira usuária a receber uma para seu filho Manoel Marcus que é paraplégico e depende totalmente desse recurso para se locomover. “Ele tem essa (cadeira de rodas) que ele ganhou há nove anos, mas já está bem velha, graças a Deus chegou essa nova, porque a gente não condições de comprar, porque optar entre comer e comprar uma cadeira nova, não temos escolha”, ressaltou a pensionista ao fazer um relato da sua em sinal de agradecimento a Secretaria pelo beneficio recebido.

Além de Manoel Marcus, mais 08 pessoas foram beneficiadas nessa etapa. Vale ressaltar que desde o início da gestão do prefeito Sebastião Madeira, a SEMUS administra o Programa Órtese e Prótese do Governo Federal, cadastrando e entregando centenas de peças confeccionadas sob medida a pacientes que solicitam junto ao Programa. Centenas de cadeiras já foram entregues.

“Administramos com muito carinho esse Programa, porque é nele que as famílias mais carentes do município vêem a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida, seja recebendo uma cadeira de rodas ou uma próteses que permite os beneficiados retomar sua rotina recuperando os movimentos ainda que de forma mecânica”, ressalta a secretária de Saúde Conceição Madeira.

A coordenadora do Programa, Marlene Diniz, explica que os beneficiados com a entrega tanto das cadeiras de rodas quanto das órteses e próteses, são pacientes cadastrados no programa. “Todos os dias nós atendemos diversos pacientes que nos procuram. Estes então são cadastrados e damos inicio ao processo de cada um para que possamos entregar no menor tempo possível”, esclarece Marlene.

Ela ressalta ainda que o trâmite desde a entrada no processo até a entrega das cadeiras, não é tão simples, tendo em vista que não se pode fazer compra por dispensa de licitação. “Às vezes fazemos processo licitatório para aquisição de uma única cadeira, mas vale alertar que ao dar entrada no pedido lá conosco, necessitamos de laudo do médico, porque as cadeiras são adquiridas de acordo com as especificações exigidas pelo especialista e sob medida”, fianlisa a coordenadora.

Entregas

A coordenadora do Programa, Marlene Diniz, explica que os beneficiados com a entrega tanto das cadeiras de rodas quanto das órteses e próteses, são pacientes cadastrados no programa. “Todos os dias nós atendemos diversos pacientes que nos procuram. Estes então são cadastrados e damos inicio ao processo de cada um para que possamos entregar no menor tempo possível”, informa.

Ela ressalta ainda que o trâmite desde a entrada no processo até a entrega das cadeiras, não é tão simples, tendo em vista que não se pode fazer compra por dispensa de licitação. “Às vezes fazemos processo licitatório para aquisição de uma única cadeira, mas vale alertar que ao dar entrada no pedido lá conosco, necessitamos de laudo do médico, porque as cadeiras são adquiridas de acordo com as especificações exigidas pelo especialista e sob medida”, esclarece a coordenadora.

Programa

A SEMUS/Imperatriz administra o Programa Órtese e Prótese do Governo Federal, cadastrando e entregando centenas de peças confeccionadas sob medida a pacientes que tem seus membros amputados por meio de acidentes ou decorrentes com alguma patologia.

TFD

O Programa Órtese e Prótese do Município que funciona no Prédio do Centro de Saúde Três Poderes, atende a 45 cidades da regional, e vem devolvendo alegria a diversos pacientes que vêem nesse programa a oportunidade de ter seus movimentos recuperados por meio da tecnologia seja usando uma prótese ou com auxílio de uma cadeira de rodas. Em sua maioria eles perderam seus membros (inferiores ou superiores) e não tem condições financeiras de adquirir uma prótese por conta própria.

Nenhum comentário

Leave a Reply