Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » UPA do Bairro São José é inaugurada e já começa a atender moradores da região do Santa Rita


PINHEIROFOTO 22:13


As atividades da Unidade de pronto Atendimento já iniciaram nesta segunda feira (18). Está sendo oferecido atendimento 24 horas nas áreas de clínica geral e pediatria
Inaugurada no último sábado (16) em comemoração ao aniversário de 164 anos de fundação de Imperatriz, a UPA do bairro São José já deu início aos atendimentos à comunidade na manhã de ontem. Com funcionamento 24h, a Unidade de Pronto Atendimento conta com Clínica Geral e Pediatria.
De suma importância para os moradores da região do Grande Santa Rita, São José, Planalto, Boca da Mata e adjacências, a UPA era bastante esperada e foi recebida em clima de festa pela comunidade.  Participaram da cerimônia de inauguração o Prefeito Sebastião Madeira, a secretária de Saúde do Município, Conceição Madeira, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula e o Secretário de Infraestrutura do Estado Cleyton Noleto, além do Governador Flávio Dino e convidados.

Durante o evento, Conceição Madeira agradeceu aos atores que contribuíram para o funcionamento da UPA, entre eles, os funcionários da Secretaria de Saúde, o secretário Calor Lula e o Deputado   Marco Aurélio. “Essa UPA vai beneficiar milhares de pessoas, porque vai atender moradores de vários bairros e da Zona Rural, e isso nos deixa muito feliz porque serão mais imperatrizenses atendidos pela Rede Pública de Saúde”, acrescentou a secretária.
Madeira falou das dificuldades em inaugurar a UPA que foi construída segundo ele, no primeiro de seu governo com verba do Governo Federal – que apenas bancou a obra, mas não dispôs de verba para aquisição de equipamentos nem para o funcionamento da Unidade. Ele destacou também a importância das parcerias e a atuação do Deputado Marco Aurélio que conseguiu conversando com o Governador a viabilização desse projeto.

“Estamos aqui entregando essa UPA graças às parcerias, pois eu não tinha condições de bancar sozinho, essa Unidade, porque eu não daria conta de pagar os funcionários e as despesas com materiais e equipamentos, pois o custo para funcionar esta UPA é de aproximadamente R$ 700 mil reais por mês. Mas graças à parceria do Estado com intermédio do Marco Aurélio, a partir de segunda feira, quem tiver uma dor de barriga, uma cólica renal, uma febre ou a chikungunya, ao invés de ao centro, será tendido aqui mesmo no bairro em boas condições.  ”, esclareceu Madeira.
Para o Deputado Marco Aurélio, a UPA serve a uma região onde não há unidade hospitalar de referência e as comunidades enfrentam muitas barreiras para ter acesso ao atendimento médico, e por isso a importância de se contribuir com o projeto. Contudo, ele ressaltou a garra do Prefeito Madeira parabenizando-o, afirmando que é fácil criticar no momento da dificuldade, mas que Madeira não desiste e tenta resolver os problemas.

“Madeira é um companheiro que tem nos dado as mãos para trabalhar. E eu tenho grande respeito por ele. Por isso, não seria justo Madeira entregar o mandato sem inaugurar essa obra, nós sabíamos das dificuldades, então eu Reuni com o Governador Flávio Dino e ele apoiou essa ideia, se propondo a custear o funcionamento e eu destinando toda minha emenda da saúde de um ano no valor de 1.057 milhão, para a aquisição dos equipamentos que possibilitaram a inauguração dessa obra hoje o que nos deixa muito feliz, porque nós contribuímos para que o sonho dessa comunidade se realizasse”, ressaltou o parlamentar.
O governador Flávio Dino destacou que a UPA do bairro São José tem uma importância estratégia para o fortalecimento da saúde de Imperatriz e de toda a Região Tocantina. “Essa unidade vai atender uma região onde há grande demanda e nós estamos ajudando para atender à comunidade”, ressaltou o governador.

Vale ressaltar que segundo a coordenadora de Enfermagem da UPA São José, os atendimentos transcorreram normais durante o dia de ontem, e as pessoas já puderam contar com assistência na urgência e emergência das áreas de clínica geral e pediatria. “Até agora no final da manhã, atendemos cerca de 20 pessoas, pois a procura ainda está baixa, devido às pessoas ainda não terem se atentado que já estamos funcionando”, afirmou Tainara Logrado.
O aposentado Gonçalo Pereira da Silva classificou como “um grande presente para a comunidade o funcionamento da UPA do São José prestando atendimento de qualidade à população do grande Santa Rita que não necessitará se deslocar aos hospitais Socorrão, Socorrinho e a UPA da Avenida Bernardo Sayão”.
Para o diretor da UPA, médico Arnaldo Alencar, a perspectiva é muito boa quanto ao atendimento da comunidade nas demandas de clínica geral e de pediatria, assistidas por dois médicos em regime de plantão 24 horas. “Vai agilizar o atendimento e deve desafogar os hospitais lá do centro, pois toda coisa nossa aqui tínhamos que correr para o hospital Socorrão ou a UPA ali em frente ao antigo Fiqueninho”, disse ele, ao lembrar que nesta semana deve começar aumentar a quantidade de pessoas em busca de atendimento, que ainda é muito pequeno, na UPA do bairro São José.
“A comunidade desse bairro [São José] e da região circunvizinha passa a ser contemplada com essa unidade de saúde, onde os casos de urgência e emergência passam a ter socorro imediato n UPA do São José; caso seja necessário o paciente é transferido para o suporte em alta complexidade que é o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI)”, disse.
Ele ressaltou o grande esforço do prefeito Sebastião Madeira que viabilizou os recursos para construção do prédio da UPA, bem como da secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, que durante esses 30 dias viabilizou os últimos detalhes para inauguração do novo equipamento público de saúde. Alencar frisou a parceria celebrada entre o município de Imperatriz e o Governo do Estado que destinou recursos para aquisição dos equipamentos e a manutenção dos serviços de saúde na UPA do bairro São José. “É de fundamental importância essa ajuda do governo estadual, pois o prefeito Madeira arca praticamente sozinho a manutenção do hospital Socorrão, considerado uma avalanche de custeio”, concluiu.
UPA São José - A unidade hospitalar de Porte 1, com 50 leitos, está localizada na região da grande Santa Rita, ao lado do Posto de Saúde do bairro São José uma das áreas mais populosas de Imperatriz, que abrange cerca de 80 mil moradores.  Os recursos para a aquisição dos equipamentos e manutenção foram de R$ 1,150 milhão, originados de emenda parlamentar do Deputado estadual Marco Aurélio, com a contrapartida do Governo do Estado e a Prefeitura para custeio.

Presenças: Prefeito Sebastião Madeira, secretária de Saúde do Município, Conceição Madeira, secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, Diretor da UPA, Arnaldo Alencar, coordenadora da Enfermagem da UPA, Tainara Logrado, Secretário de Infraestrutura do Estado Cleyton Noleto, Governador Flávio Dino, Deputada Valéria Macedo e o Ex Deputado Carlinhos Amorim.

Nenhum comentário

Leave a Reply