Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Defesa Civil continua ação preventiva de monitoramento do nível do Rio Tocantins


PINHEIROFOTO 22:03



O objetivo é garantir que barraqueiros e banhistas não sejam surpreendidos com o aumento na vazão do rio, bem como evitar quaisquer acidentes

Devido o aumento na vazão da hidrelétrica de Estreito, as equipes de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz intensificaram o monitoramento do nível do Rio Tocantins. A medida visa prevenir quaisquer acidentes que possam ser ocasionados pela oscilação.

De acordo com o Superintendente Francisco Chagas, na quarta-feira (31) água chegou à Imperatriz por volta das 6h da manhã. Mediante isso, a Defesa Civil - que faz monitoramento contínuo do nível do rio - percebeu a oscilação e em seguida enviou equipes paras as praias do Cacau e do Meio para alertar dar direcionamentos para os barraqueiros de ambas os locais.

Francisco pontua que a oscilação já estava prevista desde o dia 20 de agosto. Segundo ele, em função das determinações da Agencia Nacional Águas. “A Ana é quem gerencia o sistema elétrico do País. E quando ela faz determinações para as hidrelétricas que estão acima da hidrelétrica de Estreito, Imperatriz sobre alterações no nível do Rio”.

Ele explica que isso ocorreu em função de um blecaute no sistema hidrelétrico do País, disse ainda que a (Ana) determinou o aumento de duas horas na geração de energia das usinas, ocasionando assim o aumento na vazão das mesmas. “O rio amanheceu com 1.72 negativo estabilizou por volta das 18h com 1.06 m. E ontem baixou cerca de 70 centímetros”. E acrescentou “o papel da defesa Civil é fazer o monitoramento, para informar os barraqueiros e também a população de modo geral sobre quaisquer eventualidades decorrentes de elevação do nível do rio”.

PRAIAS - Em relação ao término do período de veraneio, ele reafirmou que a data de encerramento será do dia 18 de setembro. Conforme o superintendente, desde abertura oficial das praias imperatrizenses, a Defesa Civil intensificou tanto o trabalho de monitoramento quanto os reforços na segurança para garantir que banhistas se divertissem com segurança. Salva-vidas foram treinados e contratados pelo município para esta finalidade.

Francisco ressalta que desde a abertura até o momento não há nenhum registro de mortes nas praias do Cacau e do Meio. “Isso é devido ao trabalho incansável que a prefeitura por intermédio da Defesa Civil tem feito para garantir segurança à população que vai às praias em busca de lazer. Nosso compromisso é esse. E temos buscado realizar nosso papel com responsabilidade”.

Nenhum comentário

Leave a Reply