Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Deputados destacam crescimento do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB


PINHEIROFOTO 12:43



Em sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira (12), os deputados Professor Marco Aurélio (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Rogério Cafeteira (PSB) destacaram o avanço do Maranhão no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, índice composto por indicadores educacionais como taxa de aprovação, resultado da prova Brasil (aplicada na 4ª a 8ª série do Ensino Fundamental nas escolas de todo o Brasil) e do SAEB (Sistema Nacional de Educação Básica – aplicado em uma amostra de escolas do Ensino Médio).



Segundo resultado, liberado pelo Ministério da Educação na última quinta-feira (08), o Maranhão apresentou o segundo maior crescimento entre todos os estados da federação, atrás apenas de Pernambuco. O resultado mostrou uma evolução de 2.8 para 3.1 pontos, o que, segundo o deputado Marco Aurélio, reflete a seriedade com o que governador Flávio Dino vem tratando a educação maranhense.


“O Maranhão sempre figurou entre os últimos no índice do IDEB, porém, com o mesmo material humano, os mesmos professores, a mesma equipe, mas com uma visão diferenciada implantada pelo governo, conseguimos demonstrar um avanço em um período de apenas um ciclo.” Afirmou Marco Aurélio, lembrando que o governo tem feito um investimento maciço na melhoria da infraestrutura e na qualificação dos profissionais que compõem a equipe da secretaria de educação.


Apesar de ainda não atingir a meta estabelecida pelo Ministério (3.3), por meio de ações pontuais realizadas pelo governo do estado, a educação maranhense começa a demonstrar um alicerce, que deve pavimentar o crescimento educacional maranhense nos próximos ciclos.


O deputado Bira do Pindaré pontuou as ações realizadas pelo governo, através das secretarias de Educação, e Ciência e Tecnologia, que tem beneficiado milhares de jovens maranhenses em pouco menos de dois anos. “Devemos ressaltar o grande trabalho realizado pelo governo através de programas como Escola Digna’, ‘Cidadão do Mundo’, criação do IEMA, núcleos de educação integral, além da reestruturação que vem sendo feita em toda a rede estadual. Ações como as citadas certamente devem equiparar o Maranhão com nossos estados vizinhos durante os próximos anos.” Projetou o parlamentar.

Para o líder do governo na casa, o deputado Rogério Cafeteira, é importante ressaltar que durante a última aferição do IDEB, em 2013, o Maranhão havia apresentado uma queda. “Não tenho a menor dúvida que nas próximas medições iremos apresentar crescimentos ainda melhores como resultado dos investimentos que continuam sendo feito pelo nosso governador.” Afirmou o deputado Cafeteira.

Nenhum comentário

Leave a Reply