Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Prefeitura de Imperatriz realiza desfile oficial do 07 de setembro com 57 instituições


PINHEIROFOTO 09:44



Nesta quarta-feira (07 de setembro); a cidade de Imperatriz receberá um dos maiores desfiles já organizados pela Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Educação. O Desfile Oficial de Sete de Setembro terá em seu trajeto a Avenida Getúlio Vargas e contará com a participação de 57 instituições entre Bombeiros, Policia Militar, Exército, Marinha do Brasil, Aeronáutica, 50° Batalhão de Infantaria e Selva (50 BIS), escolas, bandas fanfarras, associações, representações religiosas, federações esportivas, Banda Integrada das Escolas Municipais de Imperatriz (BIEMI), Secretaria de Desenvolvimento Social, Banda Municipal de Davinópolis e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

“O Desfile Oficial de Sete de Setembro encerra a Semana da Pátria 2016 que teve início com a Corrida do Fogo Simbólico, dia 31 de agosto e, durante seis dias, foram realizados os desfiles nos bairros e povoados: Vila Lobão, Cafeteira, Vilinha, Vila Nova, Petrolina, Coquelândiaa-São Félix, Olho D´Água, Lagoa Verde, Bacuri, Vila Vitória e Santa Rita. Este ano, a Semana da Pátria trouxe o tema: Brasil, o mundo se encontra aqui; uma alusão aos Jogos Olímpicos 2016 realizados em nosso país. O objetivo das atividades da Semana da Pátria é envolver os alunos das 157 unidades escolares da rede municipal de ensino de Imperatriz no espírito de patriotismo”; explicou Francisco Edvan Nobre, professor e coordenador de Eventos e Fanfarras da SEMED.

Gardênia Almeida, gestora da Escola Municipal Domingos Moraes (Recanto Universitário), explica porque acha importante os desfiles cívicos.

“Eu sou uma grande fã da Semana da Pátria e dos desfiles cívicos, desde 2010 sempre desfilo com meus alunos. Este é um momento para reavivar os valores pátrios, refletir sobre o nosso país com um olhar crítico e expor nas ruas de Imperatriz o trabalho desenvolvido nas escolas”.

A realização de desfiles cívicos em polos da cidade de Imperatriz teve início em 2000 quando a Associação de Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Imperatriz (AGESMI) organizou em alguns bairros com poucas escolas. Em 2007, a Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria de Educação organizou de maneira sistemática dando forma ao que hoje é denominada Semana da Pátria. Durante a administração do prefeito Sebastião Madeira os desfiles organizaram-se de forma a envolver mais escolas a cada ano, resgatando o real sentido do Dia 07 de setembro.

“Em 2009, a rede municipal contava com apenas 11 fanfarras escolares o que limitava a realização dos desfiles. Hoje, com os investimentos da Prefeitura de Imperatriz na aquisição de instrumentos e organização de uma equipe de músicos e instrutores, a rede municipal conta com 34 fanfarras e bandas marciais escolares que todos os anos ensaiam desde março para em setembro realizar a Semana da Pátria”; revelou Francisco Edvan Nobre.

Durante os desfiles; as escolas abordaram em seus pelotões sub-temas como: valores do movimento olímpico, atletas, mulheres nas olimpíadas, modalidades, história dos Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos, a Tocha Olímpica, os Aros Olímpicos e a Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro).



História: 

A Parada Oficial do Sete de Setembro é uma alusão ao Dia da Independência do Brasil ocorrido em 07 de setembro de 1822. Na época, eram realizadas comemorações oficiais, como: uma grande parada das Forças Armadas (Exército, milícias e, depois de 1831, Guarda Nacional); um Te Deum (ofício religioso de ação de graças) na capela imperial; um cortejo e beija-mão no Paço da cidade. À noite, os habitantes costumavam iluminar as janelas das suas casas com velas ou lâmpadas de azeite, enquanto o imperador e boa parte da sociedade assistia a um espetáculo de gala em um dos teatros da cidade. O espetáculo sempre começava logo após a chegada do imperador e da imperatriz, saudados pela orquestra ou a companhia que tocava ou cantava o Hino da Independência ou o Hino Nacional, que tinha uma letra diferente da atual. Durante a parada e no início do espetáculo, dava-se vivas à Independência e ao monarca e, no teatro, poetas liam sonetos e outros versos comemorativos do dia durante os intervalos. Mostrando assim, o poder do Estado.

Hoje, em todo o Brasil é realizados desfiles cívicos exaltando a Nação Brasileira e sua História do Dia da Independência como forma de comemorar as conquistas e lutas do país.

Nenhum comentário

Leave a Reply