Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Secretaria de Agricultura faz balanço dos trabalhos realizados durante a gestão até agora


PINHEIROFOTO 20:56


Desde 2009 a pasta desenvolveu ações substanciais para o crescimento da agricultura familiar em Imperatriz

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) contribui efetivamente para o fortalecimento da agricultura familiar em Imperatriz. Desde 2009 a pasta vem desenvolvendo ações de melhorias no campo e potencializando projetos, como por exemplo, o Cinturão Verde.

O apoio aos pequenos produtores inseridos do Programa da Agricultura Familiar foi um dos principais focos da secretaria. Conforme destaca o secretário, a pasta buscou atender a todos os integrantes. “Ampliamos a assistência individual para todos os integrantes. E buscamos sempre atender às necessidades de cada um”.

Sobre o abastecimento de água – ação realizada nas comunidades concentradas nas localidades mais distantes do Centro - além da abertura de novos poços a prefeitura tem realizado a manutenção dos poços ativos. De acordo com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, os poços são diferenciais no processo de no abastecimento e também no processo de irrigação. “Esta ação tem ajudado pequenos produtores a cultivarem frutas e hortaliças e grãos. Trabalho este que tem melhorado significativamente a renda de famílias que integram a Agricultura Familiar, além claro, de garantir mais produtos nas feiras de Imperatriz.

A Secretaria também apoiou espaços para criação de feiras livres nos bairros da cidade- ação melhorou significativamente o modo de vida das comunidades concentradas na localidade e também nos bairros adjacentes.

Em relação à Vacinação gratuita para produtores da Agricultura Familiar, a secretaria contribui consideravelmente no processo de prevenção contra a brucelose, mastite bovina e turbeculose.

Além da vacina, a SEAAP entregou aos proprietários o certificado de vacinação em parceria com o Estado. Um dos diferenciais da ação está na preocupação em trabalhar a conscientização no que se refere aos cuidados que devem ser adotados no ato da vacinação.

Além disso, a pasta contribuiu em obras como, por exemplo:

à Recuperação e manutenção de 126 km de estradas vicinais e pontes que dão acesso à produção;

à Manutenção de 28 poços artesianos para atender o abastecimento de água para 28 povoados com 17.000 habitantes;

à Apoio na mecanização e correção de mais de 3.000 hectares (ha) das terras produtivas de grão para mais 600 pequenos produtores da agricultura familiar;

à Distribuição de sementes de milho, feijão e arroz conforme convênio do Governo do estado e município;

à Apoio a colheita e escoamento da produção entre junho e setembro com tratores equipamentos com batedeira de feijão e milho e caminhão para transporte dos produtores;

à Extensão do Cinturão Verde na cultura de folhagens e verduras em volta da nossa cidade;

à Resgate do Centro de Difusão Tecnológica (CDT) em parceria com a INFRAERO para melhoria das sementes de hortaliças e viveiro de mudas, destinadas à revitalização das encostas dos rios, igarapés, praças e ruas dos povoados da zona rural;

à Programa Luz Para Todos. Que em 2010 eram 3.942 famílias sem energia na zona rural. Atualmente essa situação foi revertida.

à Matadouro Municipal em 2009 era um caos, abatia 1.250 animais por mês. Hoje 2016 abate, em média 4.000 animais por mês em uma estrutura totalmente automatizada, com assistência de veterinários municipais.

Mediante todas as melhorias realizadas no setor rural, os produtores assistidos, manifestam satisfação em relação aos trabalhos desenvolvidos. E por meio de nota, agradeceram ao Prefeito Sebastião Madeira e também ao Secretário de Agricultura, José Fernandes e toda a equipe técnica. Segundo eles, as ações melhoram a renda e modo de vida de todos os integrantes da Agricultura Familiar.

Nenhum comentário

Leave a Reply