Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Campanha de Doação de Sangue mobiliza voluntários doadores em Imperatriz


PINHEIROFOTO 20:47



Durante a campanha, ao menos 60 pessoas doarão para o Hemonúcleo do município

Imperatriz é o principal município para atendimento médico de emergência da Região Tocantina, assim, concentra grande necessidade de doação de sangue para pacientes aqui residentes e vindos de outras cidades. Com o intuito de contribuir para a diminuição desta carência, acontece nesta quarta-feira (30) a Campanha de Doação de Sangue SEST/SENAT Imperatriz, que mobilizou 60 doadores para reposição de estoque do Hemomar do município.

A campanha é em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, datada em 25 de novembro. “Independente da data já ter passado, a solidariedade deve ser contínua. Temos consciência de que os bancos de sangue dos municípios estão constantemente necessitando de reservas, pois sempre tem gente nos leitos dos hospitais precisando desse gesto simples para ter a vida salva”, frisa o coordenador de promoção social do SEST/SENAT Imperatriz, Wendell Mota.

O projeto é uma parceria entre o SEST/SENAT de Imperatriz e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que desenvolve paralelamente o Vida por Vidas, iniciativa que “começou em 1995 e, atualmente, já possui reconhecimento do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, explica o pastor Nazareno Santos, que coordena o projeto no município.




Mensalmente, o hemonúcleo recebe uma média de 1.300 doações. Apesar de parecer um elevado número, o ideal para manter os bancos abastecidos com folga seria de 30% a mais de doações.

Segundo a coordenadora da Hemomar de Imperatriz, Lidimar Araújo, a situação piora aos finais de ano. “Por ser um período de festividades, aos finais de ano, temos 40% a menos de doações. Atendemos toda a região de Grajaú até Imperatriz, sul do Pará e até as fronteiras com o Tocantins. Então, a solidariedade se faz essencial nesse momento”, pontua.


Doação de Sangue – Para realizar a doação, é necessário apenas apresentar o RG e possuir mais de 18 anos. Menores podem ser doadores sob representação dos responsáveis legais. Antes de doar, são realizados vários exames (hepatite, chagas, anemia, HIV e outros) gratuitamente pela unidade do Hemomar. Com a constatação da qualidade da saúde do doador, a coleta já pode ser iniciada. Vale lembrar que o doador deve se dirigir à coleta bem alimentado.

“Nós acreditamos que Cristo Jesus, quando esteve na Terra, teve uma vida de santidade e morreu na cruz e deu todo o seu sangue para salvar a humanidade. Então, o mínimo que podemos fazer é doar um pouco do nosso sangue para alguém que está precisando. Fazemos o convite para que mais pessoas possam vir ao Hemomar e ajudar as vidas que necessitam de nós”, finaliza o pastor, Nazareno Santos.


SERVIÇO


O que: Campanha de Doação de Sangue SEST/SENAT;

Por que: Contribuir com o reabastecimento dos bancos de sangue do Hemomar de Imperatriz, que cai em 40% em número de doações aos fins de ano;

Quando: Quarta-feira (30/11), às 9 horas da manhã;

Onde: Hemomar de Imperatriz.


Assessoria de Imprensa SEST/SENAT

Nenhum comentário

Leave a Reply