Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Valéria Macedo faz intermediação entre Agentes Comunitários de Saúde e Estado


PINHEIROFOTO 21:36


A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) intermediou reunião entre agentes comunitários e a Secretaria Estadual de Saúde, que aconteceu nesta quinta-feira (3). O objetivo foi tentar um acordo sobre o cofinanciamento por parte do governo aos agentes comunitários do Maranhão. 

Procurada por membros da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde (FEMACS), Valéria solicitou a reunião com o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula. Na ocasião, o secretário juntamente com sua equipe técnica apresentou para a comitiva, uma proposta de implantação do cofinanciamento aos agentes comunitários. 

Segundo a deputada Valéria Macedo a pauta da reunião já é antiga e foi um compromisso que o governador assegurou ainda em campanha eleitoral. “Desde o meu primeiro mandato venho lutando em favor dessa causa. Flavio Dino comprometeu-se, ainda em campanha por essa causa. E em uma reunião com o então secretário de saúde, Marcos Pacheco, foi discutido de que forma o governo iria assumir a contrapartida, já que o Programa dos Agentes Comunitários é custeio Tripartite”, disse. 

Durante a reunião, o presidente da FEMACS, Raimundo Barbosa, disse que desde janeiro de 2013 que a categoria vem dialogando com o Governo do Estado e que não obteve uma resposta favorável. “O então secretário, Marcos Pacheco, garantiu que o cofinanciamento sairia no mês de janeiro, sendo 80% para os agentes comunitários e 20% para os técnicos e enfermeiros, mas até agora não foi cumprindo. Após a intermediação da deputada Valéria Macedo, estamos suspendendo a manifestação que iriamos fazer no próximo dia 9 e estamos aqui para estabelecer esse diálogo e discutir a proposta do governo”, disse Raimundo. 

O secretario apresentou a proposta inicial para todos os participantes da reunião. A proposta é repassar para cada equipe de agentes o valor discutido, a partir de 2017, e que a cada ano terá um acréscimo, chegando no terceiro ano aos 12%. 

Durante a reunião, também foi discutida a proposta de criação de um Projeto de Lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa para apreciação e aprovação do cofinanciamento.

1 comentários Valéria Macedo faz intermediação entre Agentes Comunitários de Saúde e Estado

  1. Faltou falar dos agentes de endemias que também estão inclusos nesse processo

    ResponderExcluir