.

.

Vereador Ditola pede para prefeito Assis UPA no Bacuri



A convite do vereador Ditola Castro (PEN), o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, visitou, na manhã desta sexta-feira, 20, as unidades de saúde e ruas do bairro Bacuri, ocasião em que o parlamentar antecipou ao gestor solicitações que fará oficialmente através de indicações tão logo se inicie o período legislativo.

A principal reivindicação do vereador é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conseguida nesta semana pelo prefeito junto ao Ministério da Saúde seja instalada no bairro Bacuri, no prédio onde funciona o Centro de Saúde, na praça Dilermano Reis, também conhecida como Praça da Viola.

O vereador justifica sua reivindicação com o fato de o Centro e a região norte da cidade já contarem com UPAs --- a da Bernardo Sayão e a do São José --- e os moradores da parte sul, que representam um terço de toda a população do município, terem que se deslocar muitos quilômetros para serem atendidos, nessas unidades ou no Socorrão.

“Uma UPA no Bacuri atenderia os bairros São José do Egito, Bacuri, Leandra, Parque do Buriti, Anhanguera, Vilinha, Parque Alvorada I e II, Nova Vitória, Vila Vitória, Vila Davi II, Itamar Guará e adjacências”, argumenta o vereador. Juntos, esses bairros têm mais de 80 mil habitantes, um terço da população do município.

Ditola demonstrou ao prefeito Assis Ramos que haveria, ainda, uma grande economia de tempo e dinheiro, pois o prédio do Centro de Saúde precisaria apenas de uma reforma para adaptação, pois foi construído inicialmente para ser um hospital. Tem dois pisos e, pela sua dimensão, seria a maior UPA da cidade, com investimento inferior aos demais. Ele argumentou, também, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) que funciona ao lado, poderia ser transferida para o mesmo prédio, reduzindo mais ainda as despesas.

O vereador e o prefeito visitaram também uma obra paralisada no Parque do Buriti, onde deveria estar funcionando uma UBS, e pediu ao gestor que retomasse a construção para que o bairro pudesse contar com mais essa unidade de saúde. Nessas visitas, Ditola e o prefeito foram acompanhados pelo vereador Bebé Taxista, também do PEN, que reforçou os pedidos do seu companheiro de partido.

Com 40 anos, imperatrizense, nascido e sempre residente no bairro Bacuri, o vereador Ditola obteve 1.650 dos 1.954 votos de sua eleição no Grande Bacuri. Dos novos vereadores, foi o mais votado, sendo o oitavo colocado na votação geral.