Alunos de unidade do Iema em Amarante participam de aula inaugural



Os cursos são ministrados na Escola Prof.Vicente Sales numa parceria com a Prefeitura Municipal.

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) em parceria com a Prefeitura de Amarante e Secretaria de Educação realizou na tarde de Quarta-Feira (08), no plenário da Câmara Municipal com a presença de autoridades locais, aula inaugural dos cursos que serão ofertados nesse primeiro semestre do ano.

 A abertura do evento foi realizada pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Bello, que ressaltou a importância da unidade do Instituto na cidade, bem como dos cursos oferecidos “ Os cursos vêm sendo oferecido  desde 2015 aqui em Amarante e em 2016 começamos com os cursos presenciais de inglês e agricultura orgânica , nesse período fechamos as turmas com mais de  80% dos alunos, com uma evasão muito baixa”. André ainda fez questão de enaltecer os esforços da vereadora Eva Gomes (Perinha) para que se tivesse em nossa cidade uma unidade do Iema.

Na ocasião a prefeita, Joice Marinho, aproveitou para reforçar a parceria de sua administração com o Instituto e com o Governo do Estado, complementando que “para a cidade hoje é um privilégio a oferta desses cursos e vocês pais precisam ser os maiores incentivadores dos seus filhos”. Informando ainda que a Prefeitura fará a doação de um terreno para a construção de uma sede própria do Iema em Amarante momento em que foi muito aplaudida pelos presentes.


Em sua fala o Secretário de Educação do município Edilson Vieira fez questão de frisar sobre a importância dos cursos profissionalizantes para a valorização do processo educacional local. Já a coordenadora do Iema Geane Viana aproveitou para dá as boas-vindas aos alunos pedindo que eles tenham o comprometimento com a participação nas aulas para que de fato haja sucesso na obtenção de um aprendizado de qualidade.

Para a aluna Silvanir da Silva Santos, o curso de inglês básico veio em um bom momento para Amarante fazendo com que os alunos entendessem a importância de aprender um novo idioma “educação nunca é demais, quanto mais se aprende mais coisas novas descobrimos e ocurso de inglês tanto pra mim quanto para meus colegas foi muito proveitoso” disse Silvanir que além do curso de inglês, já havia cursado o de auxiliar administrativo e irá cursar também o de inglês intermediário.

O Iema em nossa cidade funciona como unidade vocacional e para atender a necessidade dos alunos nesse primeiro semestre o número de turmas foi ampliado, ficando da seguinte forma: Inglês básico (02), Inglês intermediário (01) e agricultura orgânica (01).

Participaram também da aula inaugural os vereadores Eva Gomes (Perinha), o Presidente da Câmara João Batista Franco (Netinho), Weliton Silva (Helinho), a secretária adjunta de educação Geovânia Morais, o secretário de administração Arthur Klinger, professores dos cursos do Iema, coordenadores e gestores das escolas municipais.


Assessoria de Comunicação.