.

.

Vereador Ademar Freitas Jr. sugeri que Hospital de Davinópolis seja transformado em Maternidade



O hospital regional Materno Infantil de Imperatriz HRMI, tem 34 anos de fundado e funciona com 10 leitos pré-parto, 82 enfermarias e 63 leitos entre UTI semi-intensiva e canguru. São realizados por mês em torno de 650 partos. Uma media de 25 por dia entre partos de baixa complexidade (normais) ao de alta complexidade (cesariano), atendendo pacientes de Imperatriz e região além de estados vizinhos. E a maternidade atualmente passa por reforma de ampliação.

O HRMI funciona com recursos do governo Federal através do Programa Rede Cegonha e do governo do Estado do Maranhão. 

No ultimo dia 15 de março de 2017, em discurso na tribuna da câmara de vereadores, o vereador Adhemar Freitas Jr. (PSC), na condição de legislador e membro da comissão de saúde, solicitou da mesa diretora, apoio para que haja por parte do Secretario de Saúde do Estado esclarecimento acerca da qualidade do atendimento a parturientes e a reforma do hospital que se encontra em andamento. 

O vereador Adhemar comentou sobre as duas unidades hospitalares que estão em um raio de 50 km de Imperatriz, sendo um deles em Ribamar Fiquene e outro em Davinópolis com 20 leitos disponíveis para cada. - “Li sobre a promessa de reabertura do hospital de Ribamar Fiquene com o apoio do Governo do Estado e o de Davinópolis sem se quer haver esperança a curto prazo de sua abertura”. Ressaltou o Vereador. Como uma alternativa imediata o vereador fez um questionamento.

Por que não transformar o Hospital de Davinópolis, mais próximo do que muitos bairros de Imperatriz, em uma Maternidade para fazer os atendimentos de baixa complexidade? O hospital já pronto com centro cirúrgico e demais espaços adequados, desafogaria assim o HRMI e sem a necessidade de construir novas unidades para o mesmo fim. - ”É possível com esta alternativa estratégica dar qualidade de atendimento, com os ajustes necessários aos deslocamentos e confortos a todos os atores envolvidos”.

O vereador, Adhemar Freitas Junior finalizou o discurso reafirmando seu empenho e sua luta por saúde de qualidade em Imperatriz. 

Clara Lúcia Costa Assessoria de Comunicação