.

.

Deputado Marco Aurélio comemora a definição da implantação da oncologia infantil em Imperatriz



Em audiência com o governador Flávio Dino, juntamente com vereadores de Imperatriz, na manhã desta segunda-feira (08), o deputado estadual Professor Marco Aurélio defendeu uma pauta de extrema relevância para Imperatriz e toda a Região. Trata-se da implantação do serviço de oncologia infantil em Imperatriz para atender todos os municípios da região Tocantina e região Sul. 

O assunto já havia sido tratado com o secretário estadual de saúde, Carlos Lula no início do ano(REVEJA AQUI). Na ocasião, Lula deu total apoio à iniciativa e se comprometeu em fazer os estudos técnicos e orçamentários para que o serviço pudesse ser implantado. Desta vez, o diálogo aconteceu durante uma audiência com os vereadores de Imperatriz e o governador Flávio Dino. 

Passos seguros vêm sendo dados nesta busca que há muitos anos a AMPARE tem defendido. O deputado Prof Marco Aurélio articulou uma série de reuniões com o secretário de saúde, tendo a participação da AMPARE - Associação de Amparo aos pacientes com câncer na região Tocantina, tanto em Imperatriz, quanto em São Luís e continuou reforçando em todas as oportunidades.




Atualmente, apenas o hospital Aldenora Belo, em São Luís, realiza o atendimento oncológico infantil através do Sistema Único de Saúde em todo o Maranhão, o que dificulta a vida daqueles que moram na Região Tocantina e demais áreas distantes da capital. Para piorar, o hospital teve que reduzir a quantidade de leitos de oncologia infantil de 28 para 20, seguindo determinação do Ministério da Saúde para implantação de UTIs.

O projeto tem como objetivo integrar a oncologia infantil ao serviço de quimioterapia, cirurgias oncológicas e ao serviço de radioterapia que já são oferecidos aos pacientes da Região Tocantina pelo governo do estado através de hospitais e clínicas privados. Quanto à oncologia para pacientes adultos, também agora passará a ser ofertado no hospital macrorregional de Imperatriz. 

Marco Aurélio agradeceu a recepção do governador à comitiva de vereadores, que nunca antes foram recebidos por um chefe do executivo estadual na história. "Primeiramente gostaria de ressaltar o pioneirismo do governador ao receber toda a câmara de vereadores de Imperatriz, por ouvi-los e por sempre se colocar a disposição para atender nossa região. Com relação ao serviço de oncologia infantil, ficamos muito felizes com a sinalização positiva do governador. Abraçamos a causa por entender o quanto é importante para as famílias que necessitam realizar esse tipo de tratamento e a luta sem ter que ir a São Luís ou para outro estado, ficando perto da família, é uma força a mais, que junto à fé e coragem, são imprescindíveis aos nossos pequenos que precisam de tratamento." Declarou o parlamentar.

Durante o anúncio, o governador Flávio Dino afirmou que o convênio será assinado nos próximo dias e que em breve as crianças terão assistência gratuita e de qualidade. "Quero enaltecer mais essa conquista. A população de Imperatriz sabe que nós implantamos a radioterapia para o combate ao câncer na cidade e agora mais esse passo é dado. A oncologia infantil será conveniada e implantada na cidade e em breve teremos ainda mais conquistas que serão comunicadas pelo deputado Marco Aurélio e os vereadores de Imperatriz." anunciou Flávio Dino.

Para a presidente da Ampare, Adilene Ramos, o apoio do deputado Marco Aurélio foi fundamental para essa conquista. "Desde o início tivemos o apoio do nosso deputado Marco Aurélio na articulação desta causa. Após o anúncio do nosso governador só temos a agradecer e comemorar pela saúde das nossas crianças." Declarou Adilene.

Os vereadores presentes na audiência foram Adhemar Freitas Júnior, Alberto Sousa, Antônio Silva Pimentel, Aurélio Gomes da Silva, Bebé Taxista, Ditola, Fabio Hernandez, Irmã Telma, Maura Barroso, Paulinho Lobão, Pedro Gomes, Ricardo Seidel, Rildo Amaral e Zesiel Ribeiro. Também estiveram os secretários de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, da Saúde, Carlos Lula, da Segurança, Jefferson Portela, da Casa Civil, Marcelo Tavares, da Educação, Felipe Camarão, de Articulação política, Márcio Jerry, além dos deputados estaduais Prof Marco Aurélio, Léo Cunha e Antônio Pereira.