Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPWERATRIZ

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » » » » » » » » » » Imperatriz perde quase cinco milhões com ajuste anual do FUNDEB


PINHEIROFOTO 17:07

Vereador Zesiel Ribeiro observa que a redução no repasse vai dificultar as ações na área de educação


A rede municipal de educação de Imperatriz sofreu nesse início de 2017 um corte de R$ 4.811.974,13 no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Após a publicação do demonstrativo de ajuste anual da distribuição dos recursos do Fundeb referente ao exercício de 2016, por meio da Portaria nº 565, de 20 de abril de 2017, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) mobilizou-se para que os ajustes não fossem realizados por meio de uma única parcela nas contas.

Em reunião, em Brasília, na terça-feira (25), representantes da Famem integrantes da bancada maranhense pleitearam a garantia da edição de uma Medida Provisória parcelando o pagamento dos recursos referentes ao ajuste do Fundeb 2016.

A conquista beneficia não apenas os municípios maranhenses, mas também os municípios do Ceará, Bahia e Paraíba. Pois, dos nove estados que receberam a complementação da União ao Fundeb, em 2016, esses quatro estados terão ajustes negativos em suas contas.

Sobre a redução do repasse, o vereador Zesiel Ribeiro observa que, apesar de parcelado, o corte vai dificultar o trabalho da gestão municipal na área da educação. "As negociações salariais com a categoria dos profissionais da educação e investimentos na infraestrutura das escolas, por exemplo, serão temas complexos e requerem muita habilidade no gerenciamento de recursos para avançar mesmo em período de crise".

(Joenes Chagas – Da Assessoria)

Nenhum comentário

Leave a Reply