.

.

“SEGURANÇA PÚBLICA É UMA QUESTÃO DE ESTADO” DESTACOU JEFFERSON PORTELA EM SOLENIDADE DO DIA NACIONAL DA CRIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO POLÍCIA CIVIL


A Secretaria de Segurança Pública por meio da Delegacia Geral realizou na manhã desta quarta-feira (10) uma solenidade em comemoração do Dia Nacional da Criação da Instituição Polícia Civil. Durante o evento, foram homenageados policias que prestam seus valorosos serviços há 10,20 e 30 anos, tais profissionais como delegados, peritos criminais, investigadores e escrivães que se destacaram em atos pessoais de abnegação e coragem, os quais receberam a Medalha Pontes de Miranda.

Entre a autoridades que fizeram a mesa de honra, estavam o Governador do Estado Flávio Dino, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, o Delegado Geral da Polícia Civil Lawrence Melo, a Delegada Geral adjunto da Polícia Civil Adriana Amarante, o Subcomandante da Polícia Militar do Maranhão Jorge Luongo, o Comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Célio Luongo, o Procurador Geral da Justiça Luís Gonzaga Coelho, o Secretário de Estado de Administração Penitenciária Murilo Andrade e o Secretário Municipal de Segurança Breno Gaudino .

A data é um momento para reconhecer e agradecer ao trabalho corajoso dos homens e mulheres corajosos da Polícia Civil do Maranhão, onde é feito um nivelamento junto com os investimentos das novas tecnologias e infraestrutura em várias áreas, que formam um conjunto de ações que qualificam cada vez mais o policial ao crime.

O primeiro a iniciar os discursos foi o Delegado Geral Lawrence Melo, que destacou a importância dos policiais civis para a sociedade maranhense e a justa comemoração para os heróis que saem diariamente das suas casas e travam uma luta incansável para garantir a segurança dos demais. “O empenho da Polícia Civil vem ajudando a reduzir nossos índices de violência, principalmente nos números de homicídios. “salientou Lawrence.

Por sua vez, o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela iniciou sua participação pedido a todos os presentes, uma salva de palmas aos profissionais da Polícia Civil do Maranhão pelos seus valorosos trabalhos. Portela destacou que “ Segurança Pública é uma questão de estado”, citando ainda que “O crime acompanha a humanidade como se fosse uma sombra, e o que muda de sociedade para sociedade é o tamanho da sombra, tal sombra é revelada pelos índices de violência e criminalidade. Mas o tamanho dessa sombra maligna se faz maior ou menor devido ao respeito que os gestores públicos têm com os cidadãos. “Disse Jefferson Portela.

O Secretário Portela finalizou seu discurso com espírito de gratidão a todos os presentes, ele disse que se alegra em saber que um conjunto de obras de natureza pública se referindo a (saúde, educação e infraestrutura) não de atendimento de interesses privados, também auxiliam nos avanços da segurança pública. “ Estamos aqui comemorando a mudança de rumo e de destino para o povo maranhense pela vida proporcionada aos lugares mais distantes. ” Finalizou Portela.

Por fim, o Governador do Estado do Maranhão Flávio Dino disse em meio ao seu discurso que a segurança pública está trilhando em um caminho de avanços progressivos da capacidade operacional da Polícia Civil e Militar do Maranhão. O Governador ainda disse tendo como referência o atual cenário econômico, que o um governo que se preza não pode ser irresponsável, demagogo e prepotente ao se lançar a empreitadas que o Maranhão não venha a suporta, e é fato que isso não é compreendido.

“É com muito gosto que fiz questão de estar neste evento, pois o reconhecimento é combustível para a vida” enfatizou Dino. Ele encerrou sua participação fazendo um balanço nos avanços da pasta da segurança, citando os novos policiais inseridos ao sistema, a meta de chegar a 700 viaturas até o final de 2017 e equipamentos. Ao final, anunciou a recuperação física de todas as delegacias do Maranhão.