.

.

Vereadores debatem o papel das câmaras municipais


O segundo encontro para debater o papel constitucional, político e institucional das câmaras municipais aconteceu na manhã desta sexta-feira (19) em Montes Altos. O presidente da Câmara de Imperatriz, José Carlos Soares, foi o palestrante principal e conduziu os debates na sede do legislativo montealtense. O primeiro encontro aconteceu em Balsas.

“As câmaras municipais são a primeira instância da cadeia democrática do nosso sistema político-partidário-eleitoral e a mais próxima do cidadão”, argumenta o presidente da Câmara de Imperatriz. “Portanto, em um regime democrático, é a que mais representa os interesses da comunidade, porque as pessoas vivem nas cidades, o estado é uma figura jurídica, que organiza e aglutina as unidades político-administrativas. O vereador tem que ter consciência de sua importância na cadeia democrática de nosso sistema político, impor sua representação e se fazer ouvir pelas outras instâncias de poder, sejam do próprio legislativo ou do executivo e judiciário”.

José Carlos cita como exemplo o recente encontro dos vereadores de Imperatriz com o governador Flávio Dino, que resolveu em imediata intervenção do estado em ações diretas no município. “O governador, que é um grande político e jurista, soube dar a justa importância do vereador, que representa diretamente as pessoas e as comunidades”, comenta.

Reforma política

José Carlos também tem atentado para a importância da participação dos vereadores nos debates da reforma política que tramita no Congresso Nacional.

“Não podemos apenas assistir de longe. É preciso se informar, cobrar dos representantes em Brasília, saber de que maneira essa reforma pode influir nas eleições municipais, repudiar tentativas de centralismo dos partidos e lutar pelo municipalismo”, explica.

José Carlos aproveitou para divulgar a audiência pública que a Câmara de Imperatriz sediará no dia 5 para debater as reformas políticas com os deputados federais do Maranhão.