.

.

Criada a coordenação da avaliação municipal de Davinópolis


Objetivo é planejar ações de acompanhamento do rendimento escolar dos alunos

Davinópolis - O secretário municipal de Educação, Ires Pereira Carvalho, assinou neste mês Portaria Normativa [nº 02/17], que institui a criação do núcleo de Coordenação da Avaliação Municipal de Davinópolis (Amdav).

Ele justifica que “o objetivo do departamento será acompan a qualidade da educação básica a ser aferida, objetivamente, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), calculado e verificado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a partir dos dados sobre rendimento escolar”.

Além disso, os dados devem ser avaliados com o desempenho dos alunos, constantes do censo escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), composto pela Avaliação Nacional de Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominado “Prova Brasil”. “O Ideb será o indicador objetivo para a verificação do cumprimento de metas fixadas no termo de adesão ao compromisso”, disse.

“Essa tem sido a nossa preocupação, assim como do prefeito Ivanildo Paiva que luta para melhorar a qualidade da educação em Davinópolis”, disse ele, ao enumerar que cinco pessoas atuarão de forma planejada, elaboradora e organizada, devendo realizar reunião de instalação das atividades, elegendo um coordenador (a) e um relator (a) anualmente entre si e a registrar tudo em atas ou relatórios que deverão ser encaminhados ao gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ficam constituídos membros da AMDAV – Antonia Vieira Santos (Departamento Pedagógico), Maria Francilda Moraes (Departamento Pedagógico), Silvia Cristina Silva Matos (Coordenação de Língua Portuguesa), Valdir Magalhães Fortes (Coordenação de Matemática) e Miraci Magalhães de Moraes (Coordenador do 2º Ciclo).