..

..

Davinópolis sedia 1º audiência pública do MP contra a corrupção e a sonegação fiscal


Campanha visa conscientizar o cidadão

O núcleo regional de atuação especializada da probidade administrativa e combate à corrupção (Naepac) realizou nesta terça-feira (20), no auditório da igreja Santo Antônio de Pádua, em Davinópolis, o lançamento da campanha “Cidadão Consciente – Gestão Transparente”. O objetivo é promover ações para mobilização das gestões municipais e dos munícipes, visando à tomada de ações no combate aos acúmulos ilegais de cargos e “funcionários fantasmas” em municípios da região Tocantina.



Durante a audiência pública, a promotora Nahyma Ribeiro Abas, coordenadora do núcleo regional de atuação especializada da Probidade Administrativa e combate à corrupção, ressaltou que a ação visa solicitar dos gestores municipais a adoção de medidas que possibilitem o correto controle social dos atos da administração pública, no sentido de combater a existência de acúmulos ilegais de cargos e “funcionários fantasmas” nos municípios.

Além disso, realizar audiências públicas com vistas à informação dos munícipes e gestores acerca das práticas de transparência e fiscalização social para o combate a existência de acúmulos ilegais de cargos e realizar o cruzamento de dados em folhas de pagamentos dos municípios para identificar possíveis acúmulos ilegais de cargos.

“A acumulação irregular de cargos públicos é uma triste realidade brasileira, principalmente no interior dos estados, onde a fiscalização é muito mais difícil por parte do poder público. Essa prática gera grande prejuízo à população, deixando o serviço público de ser prestado adequadamente”, observa.

O prefeito Ivanildo Paiva, acompanhado de secretários municipais e vereadores, participou da audiência pública que lotou o auditório da igreja católica em Davinópolis, inclusive com a expressiva participação dos funcionários municipais.