Abertura da Jornada Pedagógica 2018 é realizada em Amarante


 O primeiro dia do evento reuniu profissionais da educação, representantes do executivo e legislativo municipal e população em geral.

Com o tema “Saúde Emocional do Profissional da Educação”, teve início na noite desta segunda-feira (26/02), no pátio da Igreja Matriz, a programação de atividades relacionadas a Jornada Pedagógica 2018, que segue até a próxima quinta-feira (01/03). O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Educação, e faz parte do programa de formação continuada dos educadores da rede municipal de ensino.

Na abertura do evento estavam presentes representantes do Executivo e Legislativo municipal, Ministério Público, Polícia Militar, profissionais da educação e população em geral. O encontro contou ainda com momentos de apresentações culturais, dinâmicas e apresentação de todas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação no ano de 2017, em forma de retrospectiva. A programação terá continuidade nesta terça-feira (27), com palestras ministradas por profissionais de saúde relacionadas a temática da Jornada Pedagógica 2018.

A prefeita Joice Marinho, participou do encontro e em seu pronunciamento destacou a importância dos profissionais da educação e declarou aberta a Jornada Pedagógica 2018. “Sabemos o quanto nossos professores são importantes, e a escolha do tema da Jornada desse ano, vem reforçar a nossa preocupação com a saúde de vocês professores e demais profissionais da educação , pois para que vocês desenvolvam um trabalho de qualidade em suas respectivas áreas dentro da educação , é necessário que estejam bem com uma boa saúde”, comentou Joice, que também falou das muitas ações já feitas pela sua gestão na educação do município , e na ocasião também anunciou que a partir do mês de março, o pagamento dos profissionais da educação será feito no primeiro dia útil de cada mês.

Em sua fala o secretário de Educação, Edilson Vieira, comentou dos desafios enfrentados pelo município na área da educação no ano de 2017, ressaltando o quanto a participação de cada setor da secretaria foi importante para um desenvolvimento favorável da pasta da educação. “A escolha do tema da jornada desse ano, mostra o quanto buscamos valorização do profissional da educação, porque a gente sabe que muitos professores estão adoecendo ou até mesmo com problemas psicológicos, por falta de um acompanhamento e de atenção especial por parte dos seus gestores, e nós queremos mudar isso; porque ao discutirmos esse tema nós valorizamos também nossos alunos, porque professores com problemas de saúde não tem rendimento nenhum”, enfatizou o secretário.

A Jornada Pedagógica 2018 tem a importante parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que estará disponibilizando seus profissionais para trabalhar o tema do evento com os profissionais da educação, bem como contribuir com futuros projetos da secretaria de educação que têm por objetivo a melhoria da qualidade da saúde mental e emocional desses profissionais.

ASCOM/PMA