Ildon Marques e suas reais chances de ser deputado federal


INFORMAÇÕES: LEANDRO ALMEIDA

Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições, o cenário vai sendo definido e se consegue ver os candidatos que têm chances de ser eleitos.
Em se tratando da disputa para deputado federal, há a possibilidade real de eleição do ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques. A análise é feita a partir da conjuntura em que Ildon está inserido, com seu claro crescimento em Imperatriz e os fortes apoios políticos fora da cidade, algo que lhe faltou na eleição de 2014, em que ficou como primeiro suplente. É também importante destacar a coligação em que Ildon disputa, o que aumenta sua chance de vitória.
Outro fator importante foi a aliança de Ildon Marques com Governador Flávio Dino, fato este que lhe agregou muitos apoios, tanto de lideranças, quanto também de simpatizantes de Dino, que em Imperatriz tem 74% das intenções de votos, de acordo com a última pesquisa publicada.
O candidato disputa em uma chapa que deve eleger 4 ou 5 deputados federais. Os partidos que a integram são PR, PP, Patriota e PDT. O PR deve ter o deputado mais votado desta eleição, Josimar do Maranhãozinho, o que ajuda muito o fato da chapa ter um puxador de votos. Ao lado de Josimar, o deputado André Fufuca (PP) deve ser outro com grande votação, devido aos apoios políticos agregados. Outro candidato forte na chapa é o ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, do PDT, que disputa bem.
Teoricamente tinham dois candidatos muito fortes na coligação: Júnior Lourenço (PR) e Júnior Marreca (Patriota). Ocorre que ambos, no primeiro mês de campanha tiveram perdas. O primeiro que fez pré-campanha muito forte, parece ter cansado e o segundo teve decisão da justiça que o impediu de manter a candidatura, sendo substituído por seu filho, que não tem a mesma força do pai. Enquanto isto, Ildon teve candidatura deferida pelo TRE. Na mesma chapa disputam ainda Paulo Marinho Júnior, Deoclides Macedo, Julião Amin, Davizinho, entre outros.
Enquanto alguns dos principais adversários na chapa de Ildon perderam força, ele se fortaleceu. Em Imperatriz, faz campanha forte que poderá lhe dar votação recorde. Agregou também importantes aliados, como o ex-prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves, que potencializará sua votação na cidade do Ferro. Ildon conta também com o apoio de vários prefeitos e de fortes lideranças políticas e comunitárias da região Tocantina e também de outras regiões do Estado. Nunca Ildon Marques esteve tão bem posicionado em uma disputa como está agora.
A região aspira eleger pelo menos dois deputados federais, e precisa. A quantidade de recursos que os municípios da região Tocantina perdeu nos últimos anos por não ter deputado federal é muito alta, o que a enfraquece. É importante ressaltar que em 2006 a região elegeu 3 deputados federais e hoje perde sua força por se dividir demais, além dos votos que vão para candidatos de outras regiões do Estado.
Ildon Marques segue firme sua campanha e pode ser um mandato que reforçará a região Tocantina na Câmara Federal.