20231015-15630886

São Luís receberá mais 119 km de vias recuperadas pelo ‘Mais Asfalto’ em 2016





O programa que no ano passado levou recuperação asfáltica para vias urbanas de 107 municípios maranhenses continua vigoroso em 2016. De acordo com o anunciado pelo Governo do Maranhão, foram garantidos R$ 169 milhões para o ‘Mais Asfalto’ e um dos destaques será São Luís, que este ano receberá 119,3 km de asfalto.

Executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o programa está com obras em fase de conclusão em 59 municípios e, este ano, chegará também a outras ainda não contempladas, como Apicum Açu, Araioses, Bacuri, Coelho Neto, Colinas, Lago do Junco, Maracaçumé, entre outros. Essa nova fase do programa está sendo definida pela equipe da secretaria.

Em São Luís, incluem o ‘Mais Asfalto’ os bairros Cidade Operária, Vila Embratel, Vila Nova República, Anjo da Guarda, Cohab, Vila Luizão, João de Deus e Coroadinho. Algumas ruas foram finalizadas em 2015 e outras serão iniciadas este ano.

Recuperação de Rodovias

Em São Luís, o Governo do Maranhão realiza obras de recuperação nas MAs 201 e 202, conhecidas por estrada de São José de Ribamar e estrada da Maioba. As intervenções incluem drenagem profunda em alguns pontos e, em outros, recuperação emergencial para trechos prejudicados pelas chuvas.

O trabalho de recuperação emergencial começou pela MA-201 e funcionou em ritmo plantonista. Os serviços foram intensificados no fim de semana para evitar maiores transtornos no trânsito.

A partir de terça-feira (02), também serão realizadas obras na MA-202. O secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, explica que essas intervenções vão acontecer frequentemente. “Essa ação persistirá durante o período que for preciso, e de forma intensa. Além disso, estamos realizando serviços de drenagem em pontos críticos das MAs no entorno da Ilha, de modo geral. Um grande esforço para mitigar os transtornos causados pelas chuvas intensas”.

Além das operações tapa buracos, as drenagens profundas visam solucionar definitivamente o problema de acúmulo de águas fluviais nas rodovias. Na MA-201 as obras começaram próximo a subestação da Cemar, e vão contemplar o trecho entre o início da feira do Maiobão até o conjunto residencial Tambaú. Na MA-202 os serviços de drenagem se distribuem por toda a via e após essa fase, será iniciada a pavimentação asfáltica.