Escolher Menu

Últimas Notícias

CONCURSOS

POLÍTICA

POLICIAL

GERAL

TRÂNSITO

» » » » Secretaria de Saúde do Município realiza mais uma entrega de cadeiras de rodas em Imperatriz


PINHEIROFOTO 20:19




Por meio do Programa Órtese e Prótese a Prefeitura tem beneficiado centenas de pessoas ao longo da gestão

Na cerimônia de entrega realizada na última segunda-feira (26) na sede do Programa Órtese e Prótese - administrado pela Prefeitura de Imperatriz, beneficiados receberam da Secretaria Municipal de Saúde mais 16 cadeiras de rodas confeccionadas sob medida para os usuários do Sistema Único de Saúde.

Os dois primeiros beneficiados foram uma idosa e uma criança de 06 anos – vítima de paralisia cerebral e que necessita cadeira para se locomover de forma mais prática. A mãe da pequena Vitória foi uma das primeiras a chegar, e ao receber a cadeira, demonstrou a felicidade de ser uma das beneficiadas, colocando logo sua filha para experimentar a nova aquisição.

“É uma cadeira boa, vai dar para ela usar até os 09 anos de idade, porque ela é adaptável”, ressaltou a mãe que esteve acompanhando o processo desde quando foi dada entrada no pedido até entrega que aconteceu ontem.

Para a secretária de Saúde, Conceição Madeira, o agradecimento dos beneficiados demonstra a grandiosidade do Programa e a necessidade dele ser administrado com seriedade pela Prefeitura do Município. “Nós da secretaria mantemos esse tipo de Programa porque além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, nós percebemos seu alcance social, são muitas famílias beneficiadas, famílias em sua maioria, carentes e que não dispõe de dinheiro para adquirir uma cadeira de rodas”, ressalta a secretária.

Conceição Madeira explica que o objetivo principal desse Programa é proporcionar mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de entrega de Cadeiras e também, Órteses, Próteses, Materiais Especiais, e Adaptação Postural em Cadeira de Rodas. Nessa última etapa concluída, 16 cadeiras foram entregues, além das 25 que foram entregues em julho.

Vale ressaltar ainda que na mesma data da entrega das 25 cadeiras em julho, foi feito prova para reajustes de oito próteses, tanto de membros inferiores quanto superiores, que deverão ser entregues aos usuários nos próximos dias. Gildeval Pereira Carvalho foi um dos que esteve presente para fazer a prova. O aposentado, teve a perna esquerda amputada há cerca de um ano devido a complicações de saúde por causa da diabetes. 

Pra ele, a prótese vai chegar em boa hora. “A gente fica feliz, porque essa prótese vai me dar a possibilidade de recuperar o movimento da minha perna”, diz Gildeval ao relatar que com a prótese ele consegue caminhar e até mesmo pilotar moto - o que para ele representa sensação de liberdade.

Entregas - A coordenadora do Programa, Marlene Diniz, explica que os beneficiados com a entrega tanto das cadeiras de rodas quanto das órteses e próteses, são pacientes cadastrados no programa. “Todos os dias nós atendemos diversos pacientes que nos procuram. Estes então são cadastrados e damos inicio ao processo de cada um para que possamos entregar no menor tempo possível”, informa.

Ela ressalta ainda que o trâmite desde a entrada no processo até a entrega das cadeiras, não é tão simples, tendo em vista que não se pode fazer compra por dispensa de licitação. “Às vezes fazemos processo licitatório para aquisição de uma única cadeira, mas vale alertar que ao dar entrada no pedido lá conosco, necessitamos de laudo do médico, porque as cadeiras são adquiridas de acordo com as especificações exigidas pelo especialista e sob medida”, esclarece a coordenadora.

Programa - A SEMUS/Imperatriz administra o Programa Órtese e Prótese do Governo Federal, cadastrando e entregando centenas de peças confeccionadas sob medida a pacientes que tem seus membros amputados por meio de acidentes ou decorrentes com alguma patologia.

TFD - O Programa Órtese e Prótese do Município que funciona no Prédio do Centro de Saúde Três Poderes, atende 45 cidades da regional, e vem devolvendo alegria a diversos pacientes que vêem nesse programa a oportunidade de ter seus movimentos recuperados por meio da tecnologia seja usando uma prótese ou com auxílio de uma cadeira de rodas. Em sua maioria eles perderam seus membros (inferiores ou superiores) e não tem condições financeiras de adquirir uma prótese por conta própria. 

Nenhum comentário

Leave a Reply