.

.

Davinópolis realiza curso “Negócio Certo Rural”



Objetivo é capacitar o agricultor para o gerenciamento da propriedade

Davinópolis - Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), a Prefeitura de Davinópolis realiza o curso “Negócio Certo Rural” de planejamento e administração das atividades do campo, por meio de apresentação de conceitos de empreendedorismo e ferramentas relacionadas à elaboração de um plano de negócio, contribuindo para a melhoria da gestão da propriedade rural.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca, Aquicultura e Desenvolvimento, Joel Macedo da Silva, justificou que a maioria dos produtores rurais não se preparou para “gerenciar a propriedade”, os custos de produção, rentabilidade e prejuízos. “Esse curso é primordial para melhoria da agricultura em Davinópolis”, disse.


Ele ressalta que “durante o curso o produtor rural abordará técnicas de como construir o ‘Plano de Negócio’ – atividade obrigatória para obter a certificação – e contribui para a melhoria da gestão da propriedade”.

“Quintal Verde” contribui na geração de emprego e renda

Joel Macedo assinala que o município criou o projeto “Quintal Verde” que consiste na melhoria da produção de hortaliças e a geração de emprego e renda às famílias carentes de Davinópolis. “Temos 14 famílias incluídas neste projeto e conseguimos sementes selecionadas, resultado da parceria com o Governo do Estado”, frisou.

O secretário de Agricultura agradeceu ainda a coordenação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) que disponibiliza não apenas sementes aos agricultores, mas também assistência técnica ao homem do campo no município de Davinópolis.

“Esse treinamento é essencial para que essas pessoas iniciem a produção de verduras, pois esse é o primeiro passo para reforçar o fornecimento de alimentos a uma grande rede de supermercados em Imperatriz”, concluiu.