Deputada Valéria Macedo recebe título de cidadã grajauense


A deputada estadual Valéria Macedo recebeu no último dia 27 de julho, o título de cidadã grajauense na Câmara Municipal de Grajaú com a presença do Prefeito Mercial Arruda, do Deputado Federal Deoclides Macedo, de todos os vereadores e várias autoridades de Grajáu e Região. O título foi concedido à parlamentar pelo reconhecimento do seu trabalho com diversas ações no município de Grajaú, e teve a iniciativa do vereador Albertinho da Saúde (PPL), principal aliado da parlamentar no município.

O vereador Albertinho da Saúde ressaltou a luta da deputada pelas políticas sociais de Grajaú e, de resto, em todo o estado do Maranhão. “A Valéria ainda no governo de Roseana Sarney atuou junto ao então Secretário Ricardo Murad pela construção e instalação de um hospital estadual de portas abertas em Grajaú, o nosso hoje Hospital Geral de Grajaú que tantas vidas tem salvado. Ficamos muito felizes de entregar este título para a deputada Valéria Macedo, por ser uma deputada atuante em Grajaú e em todo estado. Nós ganhamos uma deputada que já fez e vai fazer muito mais pela nossa cidade, aliás, neste momento temos uma obra praticamente concluída da deputada em Grajaú, trata-se da construção de um poço artesiano e sistema de abastecimento no bairro Vila Nova, com emenda de nossa deputada”, declarou.

A deputada Valéria disse durante sua fala que fez uma prestação de contas não antes de dizer que “da grande alegria e da felicidade que é para mim receber este título de cidadã grajauense, o qual compartilho com meu marido Marco Aurélio Gonzaga e meu irmão Deoclides Macedo, atualmente também deputado federal pelo Maranhão”, agradecendo de “forma muito especial ao amigo, aliado e companheiro Albertinho da Saúde pela honrosa iniciativa, e agradeço a todos os vereadores de Grajaú que assentiram com a concessão dessa honraria para mim. Para cada um de vocês deixo o meu agradecimento especial, assim como ao bom povo desta Terra, que sempre tem me acolhido com muito carinho a afeição e receptividade”.

O Deputado Federal Deoclides Macedo (PDT) presente na sessão disse que “a Deputada Valéria Macedo não é por ser minha irmã, mas tem feito um grande trabalho em todo o estado e em especial na nossa região”, acrescentando que “eu, o Dr. Marco Aurélio e toda nossa família nos sentimentos igualmente contemplados com este título dado para a Deputada Valéria Macedo e a motiva ainda mais a continuar trabalhando pelo município e pela região”, concluiu. 

A deputada Valéria Macedo relembrou que como Secretaria do Pólo de Saúde de Porto Franco prestou muitos serviços de saúde ao Povo de Grajaú. Nesta época o SUS aqui ainda era inicial.

Como deputada estadual Valéria disse que “no meu primeiro mandato lutei pela construção e instalação do hoje HGG, que foi construído e instalado ainda na gestão da então Governadora Roseana Sarney”, acrescentando que “a partir de 2015 venho lutando por melhores condições deste hospital e de todo o sistema de saúde de Grajaú junto ao Governo Flávio Dino, com bons frutos e melhores condições já efetivados”.

No ensino Superior “tenho lutado pela melhoria dos Campi da UEMA, UFMA e IFMA em Grajaú, o que tem melhorado muito nossa condição, embora muito ainda há por fazer na Educação Superior de Grajaú e Região”, disse.

Na área da infraestrutura “tenho pedido ao Governador Flávio Dino sem tréguas o imediato asfaltamento da rodovia MA – 006, tanto nos trechos que ligam Grajaú a Formosa da Serra Negra bem como de Grajaú ao município de Arame. Essa MA será a inserção definitiva da região das Serras no desenvolvimento regional. Na área da Segurança Pública “tenho trabalhado pela construção de Delegacia da Mulher e por mais policiais e investimentos na policia judiciária”, registrou.

Ainda nas áreas da Educação, Saúde e Segurança Pública a deputada tem dado apoio irrestrito aos servidores públicos do estado e dos municípios. Tem fortes ligações com os professores, profissionais da enfermagem, policiais civis e militares, servidores em geral, agentes comunitários de saúde, agentes de endemia, conselheiros tutelares, etc.

A deputada relatou que conseguiu construir um projeto de consenso com o Governador Flávio Dino, que regulamentou a contrapartida do Estado do Maranhão para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemia (ACE) dos 2017 municípios do estado do Maranhão, aumentado em 10% no salário dos ACS e ACE desde que os municípios façam adesão ao projeto junto ao estado. 

Atualmente, Valéria Macedo é a primeira Procuradora da Mulher na Alema e, nessa condição tem defendido todas mulheres maranhenses em todas suas possibilidades: “Nós mulheres somos maiorias na sociedade e em termos de eleitores, mas somos ainda sub-representadas nos postos de poder político”, asssinalou. 

Valéria Macedo acrescentou, ainda, que, neste momento, há uma importante obra dela no município de Grajaú praticamente pronta para ser inaugurada, qual seja, um poço artesiano com sistema de distribuição no bairro Vila Nova próximo ao Campus do IFMA.