.

.

Blitz educativa encerra Semana de Trânsito em Imperatriz


Veículo acidentados e urnas funerárias foram expostos

A campanha de sensibilização sobre segurança nas vias, alusiva a Semana Nacional de Trânsito, foi encerrada ontem, 25, com a realização de blitz educativa na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente às lojas Economia, no Centro.

Foram distribuídos panfletos, exibidas faixas de alerta, colados adesivos em veículos, sorteio de brindes e orientações aos motoristas pelos agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito - Setran.

Este ano a campanha trouxe como impacto visual a exibição de um carro danificado, envolvido em acidente de trânsito, e três urnas funerárias representando a perda de uma família.

O secretário municipal de Trânsito, Leandro Braga, observa que a campanha teve o objetivo de conscientizar o motorista sobre os riscos de acidentes, medidas preventivas e alertá-los sobre a imprudência nas vias. “Resolvemos utilizar essa forma mais impactante para que a sociedade pudesse refletir, sendo que a maioria das pessoas já sofreu a perda de algum parente ou amigo vítima de acidente de trânsito”, frisou.

Ele explica que a campanha deflagrada em nível nacional ocorre no período de 18 a 25 deste mês, porém a programação será estendida até o dia 5 de outubro com a realização de palestras em diversas empresas, escolas e universidades. “Essa tem sido uma ação contínua do núcleo de ‘Educação para o Trânsito’ que desenvolve desde o começo do ano esse trabalho preventivo”, ressaltou.

O tenente Evandro Abreu, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, assinala que diversos órgãos estão envolvidos na campanha preventiva da Semana Nacional de Trânsito, porém falta conscientização dos motoristas e pedestres, que precisam dispensar uma educação voltada para o trânsito de modo em geral.

“O motorista precisa se conscientizar que precisa fazer escolhas corretas, pois esse é o tema dessa Semana Nacional de Trânsito. É preciso que o motorista tenha consciência de dirigir sem utilizar o celular, sem o efeito de bebidas alcoólicas, respeitar a sinalização e a velocidade permitida nas vias”, orienta.

Para ele, o motorista necessita mudar o comportamento no trânsito, visando reduzir os índices de acidentes e de infrações nas ruas e estradas, mostrando que o nível de educação e o respeito às leis aumentaram na cidade.

O coordenador de Trânsito, Jerônimo Filho, da Setran, ressalta o tema da campanha deste ano ‘Minha escolha faz diferença no trânsito’ que alerta motoristas sobre os cuidados redobrados que devem ser dispensados, evitando acidentes