.

.

Maranhão é destaque nacional em técnicas policiais nos XXXIII JAPBM


As técnicas policiais são fundamento de trabalho das forças de segurança estaduais, pois através de sua correta e adequada aplicação proporcionam ganhos no trabalho de preservação da ordem pública e defesa da incolumidade das pessoas.

Na manhã desta segunda-feira, 25, os cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias participaram da modalidade Técnicas Policiais, na 33ª edição dos Jogos Acadêmicos das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, que acontecem na Academia de Guatupé, na cidade de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná.

Participaram dessa modalidade equipes de ponta no quesito de abordagem policial, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, além do Maranhão. O objetivo da atividade era demonstrar a forma como cada estado desenvolve as técnicas de abordagens, respeitando as peculiaridades locais, que tiveram que ser superadas dando uniformidade a ação das equipes que necessitavam solucionar um caso específico.

A equipe do Maranhão foi representada pelos cadetes Vilar (comandante da guarnição), Borges (motorista), Tágora (patrulheiro 1), João Alves (patrulheiro 2), Rebouças e Brito (patrulheiros reserva). Os competidores deveriam solucionar a chamada do CIOPS que indicava que um veículo roubado estaria sendo utilizado por três indivíduos para práticas delituosas. Dessa forma abordaram primeiramente um carro com as características descritas, que estava sendo dirigido por uma mulher. Como nada foi encontrado seguiram em frente, identificando o veículo procurado mais à frente em posse de três homens. Simultaneamente, a equipe abordou os suspeitos, sendo necessário adentrar em uma edificação onde foram encontradas drogas e armas. Foi localizado ainda pela equipe tática, no interior do veículo roubado uma arma de fogo. Sendo todos os suspeitos conduzidos ao Distrito Policial.

O resultado da competição de técnicas policiais foi divulgado no início da tarde, tendo a equipe maranhense conquistado o primeiro lugar na somatória de pontos. Abaixo a classificação geral das delegações participantes.

Resultado Técnicas Policiais
1º colocado: MA- 85 pts
2º colocado: PB- 74 pts
3º colocado: MG- 71 pts
4º colocado: SP- 66 pts
5º colocado: PR- 65 pts