Bonificação no Enem: Chegou a Hora!


Há mais de dois anos estamos na defesa da Bonificação nas Notas do Enem para Estudantes de Escolas do Maranhão. Iniciei esta defesa na Assembleia, articulando inúmeras audiências com a Reitoria da Universidade Federal do Maranhão, mostrando a necessidade de avançarmos nesta política afirmativa, como forma de corrigir a exclusão de nossos jovens no processo de seleção unificada, o Sisu, onde em cursos concorridos, como o de medicina, a grande maioria dos aprovados vem de outros estados.

A causa foi tomando novo rumo com o apoio da Reitora Nair Portela, do DCE da UFMA, da direção do campus de Imperatriz e da coordenação dos cursos, além de professores e estudantes.

Por proposição minha, a Assembleia Legislativa criou a Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação no Enem, que deu uma dimensão ainda maior à causa e através desta Frente Parlamentar, No dia 20 de junho deste ano, Imperatriz mostrou a força de um sentimento a todo o Maranhão, na histórica audiência pública com milhares de estudantes, mostrando que a implantação da Bonificação no Enem era irreversível e inadiável.

A boa notícia que trago a todos é que nesta segunda-feira, dia 9, a partir das 8:30 da manhã, em São Luís, a política afirmativa da Bonificação será votada pelo colegiado da UFMA, o Consepe - Conselho de Ensino e Pesquisa. A tramitação se daria em várias etapas, mas fui informado pela reitoria que tramitará apenas neste conselho, a votação será única. Se aprovado, já teremos agora uma bonificação de 20% nas notas do Enem para os nossos estudantes.

A todos que acompanham esta luta, torçam conosco. Estaremos acompanhando e nos movimentando até o último momento.
De já, agradeço à UFMA, a todos que estão contribuindo com esta nobre causa, destacando a participação dos Estudantes nesta luta. Tenho confiança que na segunda-feira teremos uma excelente notícia para todos nós.

#NaLuta
Deputado Prof Marco Aurélio