DEFESA CIVIL Defesa Civil participa de curso sobre prevenção em desastres naturais



Objetivo é capacitar equipe para enfrentar impactos decorrentes de mudanças climáticas

A última etapa do curso de capacitação de Agentes de Proteção e Defesa Civil foi realizada na quarta-feira, 22. Curso realizado em três dias, ministrado pelo 1º tenente do Quadro de Oficiais Complementar de Bombeiro Militar (QOCBM), Rafael Lima de Araujo, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Durante treinamento, equipe técnica recebeu instruções de prevenção, mitigações, noções de aperfeiçoamento direcionado e desastres naturais.


Atividades teóricas e práticas foram instituídas pela Lei Federal nº 12.608/2012, relacionada à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Na capacitação, instrutor destacou importância do conteúdo para os agentes do município. “A linha de debate visa fortalecer e discutir conhecimento técnico na área civil para a equipe de Imperatriz, que já atua na cidade há bastante tempo. Objetivo é capacitar estes agentes e deixá-los aptos para atendimento nas ações de emergência e desastres” - enfatizou.
“Ciente da importância das ações de proteção e defesa civil, prefeito Assis Ramos solicitou que fizéssemos um curso de capacitação para melhorar o atendimento à população, em especial a população ribeirinha. Esta é uma das prioridades dele, atender às demandas e firmar parcerias com outros órgãos para garantir o bem estar da nossa população, sobretudo frente às mudanças climáticas e início do período chuvoso” - afirmou o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.

As aulas teóricas aconteceram na sede da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil e os trabalhos de campos nas áreas ribeirinhas de Imperatriz, com 20 horas de duração. Todos receberam certificado de conclusão.

(Francisco Lima - ASCOM)