Fiscalização eletrônica e estacionamento rotativo serão implantados em Imperatriz


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, realizará nos próximos meses, licitação para contratação de empresa com o objetivo de implantar o estacionamento rotativo, projeto que democratizará o fluxo de vagas em ruas e avenidas na área comercial da cidade, atualmente ocupadas pela maioria dos funcionários e proprietários de lojas. Fotossensores e barreiras eletrônicas também ajudarão a controlar o trânsito para garantir maior fluidez e segurança.

A medida tem o intuito de reduzir as infrações cometidas por motoristas que insistem em estacionar em filas duplas, principalmente nas avenidas Getúlio Vargas, Dorgival Pinheiro de Sousa, Luís Domingues, Bernardo Sayão e Ceará.

O secretário Leandro Braga explica que, desde o começo do ano passado, técnicos e engenheiros trabalharam no levantamento sobre as infrações cometidas por motoristas causadas por falta de vagas em estacionamentos no setor comercial de Imperatriz. “O diagnóstico apontou que a alternativa é implantar o sistema rotativo, projeto considerado exitoso em vários centros urbanos do país” - acrescentou.

Ele também anunciou abertura de licitação para implantação da fiscalização eletrônica, com controle de fluxo de tráfego em tempo real e câmeras de segurança em pontos estratégicos de Imperatriz. Fotossensores e barreiras eletrônicas ajudarão a controlar o trânsito, possibilitando maior fluidez e segurança. “A Setran vai montar um Centro de Controle Operacional, CCO, que permitirá o monitoramento em tempo real dos principais corredores de transportes da cidade”.

Leandro Braga garantiu, ainda, a abertura de licitação do transporte coletivo público e para alocação de paradas de ônibus, para 100 unidades nos primeiros 18 meses.

DISQUE-OUVIDORIA

Em 2018, a Setran criará o núcleo da Ouvidoria, através do Disque 156 para receber sugestões e reclamações de todo sistema de trânsito e transportes, bem como atender solicitações para o levantamento pericial de acidentes. O secretário afirmou que será feita a reestruturação administrativa da Secretaria Municipal de Trânsito para proporcionar melhor adequação das demandas e rotinas internas.

REGULAMENTAÇÃO

A Setran regulamentará os serviços de transporte escolar e de gás de Imperatriz. Objetivo é oferecer mais segurança às crianças que, diariamente, são transportadas em veículos não inspecionados ou regulamentados pelo Município e disciplinar o transporte de gás de cozinha. “Vamos também readequar o sentido de fluxo das vias para dinamizar o trânsito na cidade” - finalizou.