VOLTA ÀS AULAS Operação promoverá ações educativas e de fiscalização no transporte escolar


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, desenvolve, a partir desta quinta-feira, 25, ações educativas e de fiscalização aos veículos de condução e transporte de alunos em Imperatriz. Agentes de trânsito atuarão nas escolas situadas na áreas “geradoras de tráfego”, onde se observa grande contingente de alunos e elevado fluxo de veículos.

De acordo com o secretário de Trânsito, Leandro Braga, pais e estudantes serão abordados e receberão um folder com recomendações de segurança, inclusive sobre transporte escolar. “Essa ação educativa vai acontecer em diversas instituições” - garantiu. Veículos parados em fila dupla ou tripla, além de estacionamento irregular, entre outras infrações, serão punidos com aplicação de multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

A coordenadora do departamento de “Educação para o Trânsito”, Terezinha Miranda, observa que “a base dessa ação é a educação para o trânsito, porém se for flagrado transporte escolar clandestino, os agentes da Setran atuarão os motoristas infratores”. “Quando isso ocorre, o veículo será obrigado a levar cada aluno de volta para casa, acompanhado pelos agentes da Setran, e depois será feita a apreensão sem que os estudantes saibam o que está ocorrendo, para evitar transtornos e constrangimentos” - explicou.

O coordenador de Transportes, Alcione Sousa, ressalta que serão repassadas orientações relacionadas ao uso de equipamentos de segurança nos veículos, como a utilização correta e obrigatória da cadeirinha, foco principal da ação de fiscalização do transporte escolar. 

Palestras

Leandro Braga anunciou que durante os meses de fevereiro e março, a Setran realizará ciclo de palestras com treinamento sobre trânsito para professores. A capacitação será gratuita. Professores ou entidades que se interessarem pelo treinamento devem comparecer à Setran para solicitar agendamento. As atividades estão sintonizada com as diretrizes educacionais nacionais de educação para trânsito, determinadas através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).