PREVENÇÃO Defesa Civil monitora pontos de alagamento


Equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, acompanhada das Secretarias Municipais de Infraestrutura, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, vistoriaram pontos de alagamento nos bairros Parque Alvorada I, II, Parque Santa Lúcia e Parque Imperatriz. Ação, na manhã desta quinta-feira, 1º, teve como objetivo prevenir ocorrências, para evitar transtornos à população.

Foram identificadas nascentes dentro da área do aeroporto de Imperatriz, que com o período chuvoso ocasiona inundações de ruas e casas no Bairro Parque Alvorada II. “A forte chuva que caiu no último final de semana fez transbordar essas nascentes. Então, nosso propósito é verificarmos juntos com as demais secretarias essa ocorrência e pensar na forma de desviar o curso dessa água para outra localidade, além de procurarmos formas de amenizar a situação das pessoas que moram naquela região” - explica o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galão.

Segundo ele, os alagamentos nos bairros ocorrem, também, devido construções irregulares de casas e estabelecimento comerciais. “Muitas residências foram feitas em cima de áreas de preservação permanente, e quem mora nesses espaços, infelizmente, está sujeito a esse tipo de transtorno” - destaca.

De acordo com Josiano, uma reunião será realizada na próxima semana, entre as secretarias envolvidas e o prefeito Assis Ramos, para buscar soluções do problema. A partir de fevereiro, o monitoramento do Rio Tocantins poderá ser acompanhado pela população na internet, com link no site da Prefeitura de Imperatriz. A ferramenta fornecerá diariamente dados atualizados sobre estiagem e seca do rio.