Secretário de Infraestrutura esclarece sobre andamento do PAC-II


Serão 32 km de saneamento básico, pavimentação asfáltica e drenagens superficiais

O secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Pinheiro, atendeu convocação feita pela Câmara de Vereadores de Imperatriz e prestou esclarecimentos nesta terça-feira, 15, sobre o andamento dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC-II, paralisado desde 2015, pela gestão anterior.
Ele ressaltou o "esforço do prefeito Assis Ramos, que viabilizou condições técnicas de adequação dos projetos, inclusive, de realinhamento orçamentário para deliberação da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. Os recursos na ordem de R$ 47 milhões estão assegurados para execução de 32 km de saneamento básico, pavimentação asfáltica e drenagens superficiais".

O secretário disse que “a situação é semelhante ao PAC-I, da grande Cafeteira, onde os técnicos e engenheiros lutaram para legalizá-lo”. O PAC-II, segundo ele, prevê investimentos na ordem de R$ 55 milhões, porém, desde 2012, foram executados apenas 14,83% - referente a todo serviço de drenagem profunda.

Francisco Pinheiro esclareceu, ainda, que “mesmo se tivesse todo projeto atualizado, a Prefeitura não teria como iniciar os serviços de saneamento básico e de terraplanagem durante o período de chuvas”. “A obra não está parada, pois já emitimos a ordem de serviço à empresa contratada [Terramata], que iniciou a construção do posto de saúde, garantindo o andamento do contrato do PAC-II”, explicou.
Vice-presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Pedro Gomes, reconheceu o esforço da gestão do prefeito Assis Ramos que concentra esforços para 'destravar" os projetos do PAC-II. “Parabenizo o secretário, e sua equipe, pela organização desse projeto visando liberá-lo o mais breve possível para comunidade da grande Vila Nova”, destacou.
A vereadora Fátima Avelino (MDB) observou que “o secretário desenvolve um bom trabalho e luta para regularizar o PAC-II, com toda documentação exigida pelos órgãos federais, paralisada ainda na gestão passada". “O povo está feliz com o governo Assis Ramos, bem como o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Sinfra, em melhorar praças, ruas e equipamentos públicos”, concluiu