VERANEIO 2018 Banhistas devem ficar atentos às orientações e cuidados nas praias


Defesa Civil dá dicas para minimizar risco de acidentes e afogamentos

Faltando menos de um mês para abertura oficial do período veraneio das praias do Cacau e do Meio, já é visível o número de pessoas que frequentam diariamente a orla do Rio Tocantins. Para uma diversão segura, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta população para os cuidados que devem ser tomados para minimizar o risco de acidentes e afogamentos.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, explica que a população deve ficar em alerta e redobrar a atenção ao entrar na água. “Com chegada do verão as pessoas procuram as margens do rio para aliviar o calor. Um dos passos principais é não exceder na ingestão de bebidas alcoólicas, uma vez que o álcool pode diminuir os reflexos e provocar acidentes ou até afogamento”, alerta.

Segundo ele, outro cuidado importante para quem frequenta as encostas do rio é não perder as crianças de vista. “Crianças e adolescentes devem ser observadas o tempo todo pelos pais ou responsáveis, mesmo em locais que aparentam ser seguros, já que elas não têm percepção clara dos riscos e podem se exaltar na hora do banho”, ressalta.

A Prefeitura de Imperatriz organiza os preparativos finais para abertura do Veraneio 2018, que começa em 14 julho e se estende a 16 de setembro, com programação nas praias do Meio e Cacau.


Dicas de Segurança
Após se alimentar, esperar pelo menos uma 1hora para entrar na água; Não deixar crianças desacompanhadas por adultos; Não entrar na água embriagado; Verificar se o local tem alguma restrição antes de mergulhar; Respeitas as orientações dos guarda-vidas; Não entrar na água com bebidas e alimentos e não jogar restos de alimentos no rio.