AMARANTE - Parceria entre Prefeitura e INCRA beneficiará famílias assentadas no município com créditos da reforma agrária



Buscando oferecer aos assentados do município as condições necessárias para produzir, a Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura firmou uma parceria com o INCRA/MA, que irá beneficiar famílias assentadas com o Crédito Instalação nas modalidades Fomento e Fomento Mulher.

Em reunião realizada na última terça-feira (21), com a prefeita Joice Marinho, a equipe da Secretaria de Agricultura apresentou os 522 projetos produtivos elaborados na secretaria, que caso sejam aprovados junto ao INCRA, mais de 2, 5 milhão serão destinados aos assentados do município para que sejam investidos em atividades econômicas dentro de seus lotes. Já na sexta-feira (24), o secretário da pasta Zezinho Baiano, esteve em São Luís juntamente com os vereadores Sgt. Aguiar e Sebastião das Alvoradas encaminhando os projetos a (Sagrima) para que sejam protocolados na Superintendência do INCRA.

Segundo a prefeita Joice Marinho essa parceria vai garantir o fortalecimento das atividades agrícolas desenvolvidas dentro dos Projetos de Assentamento da região. “A gente sabe a que a disponibilidade desse recurso irá gerar ganhos tanto para os assentados, quanto para o nosso município, permitindo assim um aquecimento da economia local, por isso que temos tido sempre essa preocupação de viabilizar recursos juntos aos nossos parceiros”, disse a prefeita.

Ela também comentou que em breve os assentados receberão outro beneficio por parte do INCRA. “Tenho buscado informações quase que diariamente sobre a entrega dos títulos definitivos de terra, e fui informada pelo superintendente do INCRA de que muito em breve as famílias assentadas estarão com esse documento em mãos”, concluiu a prefeita Joice.

 O secretário de Agricultura, Zezinho Baiano, explicou que os projetos produtivos que foram elaborados são relacionados à bovinocultura, avicultura, caprinocultura e plantação de mandioca. “ Nós esperamos que as famílias que venham receber esse crédito apliquem o recurso da forma correta, já que vão ter em mãos as condições necessárias para produzirem melhor e com mais qualidade”, comentou o secretário, que disse esperar que essa iniciativa do INCRA, possa trazer um ganho econômico local.
A Prefeitura de Amarante já havia assinado um acordo de cooperação técnica com o INCRA ano passado. Esse foi o primeiro passo dessa importante parceria, o segundo foi levantamento das informações e documentação junto às famílias assentadas, resultando na elaboração desses projetos. Um trabalho que foi todo realizado graças ao empenho e dedicação da equipe da Secretaria de Agricultura.

(FONTE: ASCOM/PMA)