AMARANTE - Prefeitura inaugura reforma e ampliação da sede do Samu,e serviço recebe nova ambulância para compor a frota.



Na ocasião foi realizada uma grande carreata pelas principais vias da cidade apresentando o novo veiculo a população.

A manhã desta terça-feira (14/08) foi marcada por duas grandes conquistas na área da saúde em Amarante, pois a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou oficialmente a reforma e ampliação da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), e entregou também uma nova ambulância que será incorporada a frota. Com esses avanços, o Samu passa a oferecer a população uma melhor logística de atendimento, além de ampliar a capacidade na prestação de serviços.

 A solenidade aconteceu na sede do próprio Samu, localizada na entrada da cidade. E contou com as presenças de representantes do Executivo, Legislativo, servidores e população, entre outros convidados que vieram prestigiar esse avanço gigantesco para a saúde do município.

 Em seu pronunciamento a secretária da pasta, Heryland Duailibe, aproveitou para fazer um balanço desse um ano que está à frente da secretaria, enaltecendo ainda os esforços da atual gestão, tanto no que diz respeito à aquisição da nova ambulância, como nas obras de reforma e ampliação da base. “Hoje estamos com muito esforço, dedicação e compromisso realizando este grande momento, isso prova que mesmo em meio às dificuldades que temos enfrentado a gente tem evoluído, e em se tratando do Samu isso representa um ganho importante para a população, que a partir de agora terá um atendimento ainda melhor e com mais agilidade”, ressaltou a secretária, que ainda fez questão de agradecer a todos os funcionários que se empenharam na realização do evento.

Segundo a prefeita Joice Marinho, a população de Amarante é a maior beneficiada com esses investimentos no setor da saúde. “Nós temos a consciência da importância do trabalho aqui realizado pelo Samu, e foi por isso que não medimos esforços para conseguir recursos e fazermos parcerias que viessem viabilizar essa ampliação e garantir essa nova ambulância aqui para o município, pois desde o inicio da nossa gestão que temos buscado a melhoria  da estrutura da saúde pública em nossa cidade”, frisou a prefeita.

Atualmente o Samu de Amarante está sob a coordenação interina da enfermeira, Fernanda Maria Costa, que sobre o momento de hoje destacou em sua fala. “Nada disso seria possível sem o empenho incondicional da secretaria Heryland e da prefeita Joice Marinho, que atuam diuturnamente em prol de benefícios para a saúde pública de Amarante, a prova concreta é essa inauguração que hoje ocorre, assim como as outras que nos temos observado”, destacou Fernanda.

O serviço do Samu conta com uma equipe de 22 colaboradores, composta por 1 Coordenadora, 6 Médicos, 4 Enfermeiros, 5 Técnicos de Enfermagem, 5 Motoristas, 3 Vigias e 2 Auxiliares de Serviços Gerais. Que depois dessa reforma e ampliação passa a partir de agora a se adequar as normas exigidas pelo Ministério da Saúde (MS).Com aquisição do novo veículo o serviço passa ter 3 ambulâncias uma de suporte avançado e duas de suporte básico.


(FONTE: ASCOM/PMA)