AMARANTE - UFMA firmará convênio com município na área da saúde


Uma comitiva de representantes da UFMA Campus de Imperatriz,  esteve  visitando o município na última sexta-feira, (18.01) com o intuito de firmar parceria para que acadêmicos do curso de medicina possam estagiar de forma regular em Postos de Saúde e no Hospital Municipal. Integrava a comitiva os Doutores Daniel Duarte Costa, (Diretor da UFMA) William da Silva Lopes  (Coord do Curso de Medicina) e a Doutora Bianca da Silva Ferreira (Coord de Estágio do Curso). Eles foram recebidos pela Dra. Heryland Duailibe Gomes, Secretaria de Saúde do Município que na oportunidade também representava a Prefeita Joice Marinho.

Depois de visitarem alguns Postos de Saúde e o Hospital Municipal, (onde foram recebidos pelo Dr. Marconi) eles fizeram suas considerações a cerca do que viram e deixaram claro a intenção de celebrarem o convênio com a Prefeitura o mais rápido possível. " Eu já conhecia a estrutura e organização da saúde pública de Amarante, por isso, convidei nosso Coordenador do curso de medicina e nosso Diretor do Campus para que conhecessem essa estrutura". Disse a Dra. Bianca Ferreira.
"Nossa intenção é também de contribuir com a sociedade.

Temos alguns convênios firmados na região e acredito que Amarante se enquadra dentro do que pensamos para esse tipo de parceria". Disse Dr. Daniel, Diretor da UFMA. "Fiquei muito surpreso com a estrutura e principalmente com o grau de organização que é sem igual.

A nível de região, até onde eu conheço não tem nada que se assemelhe ao que nós vimos aqui. Afirmou Dr. William Lopes, coordenador do curso. A secretária Heryland Gomes, disse que o município está pronto para esta parceria. "Temos uma grande estrutura e todos os nossos programas encontram-se em pleno funcionamento.

Esse é um desafio diário, quem trabalha na área da saúde pública sabe disso. Temos o condicional apoio da nossa prefeita Joice Marinho e isso nos impulciona a buscarmos cada vez mais alternativas que nos credencia, por exemplo, a uma parceria com uma instituição do porte da Universidade Federal do Estado do Maranhão.

Certamente será uma parceria de resultado mútuo, com ganho para ambos os lados". A secretária ressaltou ainda que o convênio deverá ser assinado nos próximos dias, uma vez que para a coordenação do curso, o estágio desses acadêmicos deve iniciar o mais rápido possível.

Por Carlos Henrique Lobato (DRT-MA 718).