AMARANTE – Gestão publica na área da saúde alcança 90% na avaliação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal / TCE-MA



A secretaria municipal de saúde de Amarante alcançou o quarto lugar em avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado. O órgão controlador utiliza seu Índice de Efetividade da Gestão Municipal, que através de questionários avaliativos e posterior visita de auditores aos municípios, chega às suas conclusões sobre o desempenho de cada gestão municipal em suas mais variadas pastas. “O excelente desempenho da saúde de Amarante é fruto de um trabalho sério e desafiador que envolve uma grande equipe de profissionais que se revezam nas mais variadas funções da área. Todos são coautores do nosso êxito”. Disse a Dra. Heryland Duailibe Gomes, secretária municipal de saúde.

 Ela fez questão de pontuar o empenho da prefeita Joice Marinho que segundo ela não mede esforços na busca de oferecer uma saúde de excelência para os Amarantinos. Outro nome que sobressai é o do Dr. Marconi que vem intensificando os atendimentos no Hospital Municipal, não só na realização de exames de imagens, mas também atuando em diversos procedimentos cirúrgicos, fato esse que tem diminuído drasticamente vários tipos de cirurgias eletivas em Amarante.

O município se destaca pelo grande número de programas em funcionamento na área da saúde. Oferece serviços como fisioterapia, dermatologia, entre outros tão incomuns na grande maioria dos municípios maranhenses. As informações apurados comporão, ainda, demonstrativos de eficiência e eficácia que servirão tanto para os munícipes quanto para os gestores, como valioso instrumento de aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento. (ASCOM/PMA)